[email protected]
Defesa Civil emite alerta de temporal e ventos de até 60km/h
CHUVAS - Áreas de instabilidades associadas com a aproximação de uma frente fria vinda do sul do País ajudam a causar pancadas de chuva
As fortes chuvas ocorridas na última semana vão continuar por mais algum tempo. Isso porque a Defesa Civil de São Paulo divulgou na última segunda-feira (11) um aviso de risco meteorológico na Baixada Santista e em outras regiões de São Paulo até sexta-feira (15). O aviso enviado pelo órgão alerta a população sobre possíveis temporais e ventos de até 60km/h.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram , no Facebook e no Twitter
Um acumulado de cinco dias com valores acima de 130 milímetros está previsto para as Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas, São Paulo e Baixada Santista. Nas regiões litorâneas, a previsão é de chuvas fracas a moderadas, de longa duração intermitentes e/ou persistentes, com chance de aumento de risco de deslizamento e aumento do nível dos rios da área.
Segundo a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CMH), a frente fria nas regiões sul e sudeste poderá provocar ventos fortes em direção sudoeste a sudeste, com intensidade de até 60 km/h, contando com rajadas nas proximidades do litoral do Estado de São Paulo, entre o dia 12, à noite, e o dia 14, pela manhã. Os ventos podem gerar ondas de sudeste a sul de até três metros nas proximidades do litoral do Estado.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que essa instabilidade ocorre pela aproximação de uma frente fria vinda do sul do País, junto com a umidade originada da Amazônia, que contribui para as pancadas de chuvas dispersas pelo Estado. Outro fator é a água mais aquecida na costa do Atlântico Sul, que favorece a formação de tempestades.
Leia mais
Riscos de temporais e deslizamentos podem ser alertados por SMS
Núcleo de Defesa Civil tem reunião inaugural
Como precaução, a Defesa Civil do Estado recomenda que se observe ocorrência de árvores inclinadas, trincas em terrenos, paredes e pisos e muros embarrigados, situações que alertam para sinais de possibilidade de deslizamentos antes mesmo das chuvas.
Em caso de deslizamentos ou alagamentos, recomenda-se não ultrapassar a área atingida e aguardar o término da chuva em local seguro. A Defesa Civil disponibiliza gratuitamente alertas via SMS para informar a população sobre condições climáticas. Para receber as informações, basta enviar uma mensagem com o número do CEP para o número 40199.
Palavras-chave: alerta, aumento de tempestades, chuvas
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/12/2024
Confira o expediente da Prefeitura para o feriado de Natal -
20/12/2024
Itanhaém é premiada na 19ª edição da OBMEP Matemática -
20/12/2024
Itanhaém lança Revista Educaita com avanços pedagógicos da Cidade -
20/12/2024
Itanhaém capacita mais de 1,3 mil pessoas para tornar cidade ainda mais atrativa -
20/12/2024
ITAPrev recebe repasse histórico que fortalece aposentadoria dos servidores municipais