Serviços
acessibilidade



Publicado em: 12/02/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:57
[email protected]

Defesa Civil emite alerta de temporal e ventos de até 60km/h

CHUVAS - Áreas de instabilidades associadas com a aproximação de uma frente fria vinda do sul do País ajudam a causar pancadas de chuva



Nas regiões litorâneas, a previsão é de chuvas fracas a moderadas, com chance de aumento de risco de deslizamento e aumento do nível dos rios da área

Compartilhar:

As fortes chuvas ocorridas na última semana vão continuar por mais algum tempo. Isso porque a Defesa Civil de São Paulo divulgou na última segunda-feira (11) um aviso de risco meteorológico na Baixada Santista e em outras regiões de São Paulo até sexta-feira (15). O aviso enviado pelo órgão alerta a população sobre possíveis temporais e ventos de até 60km/h.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram no Facebook e no Twitter

Um acumulado de cinco dias com valores acima de 130 milímetros está previsto para as Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas, São Paulo e Baixada Santista. Nas regiões litorâneas, a previsão é de chuvas fracas a moderadas, de longa duração intermitentes e/ou persistentes, com chance de aumento de risco de deslizamento e aumento do nível dos rios da área.

Segundo a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CMH), a frente fria nas regiões sul e sudeste poderá provocar ventos fortes em direção sudoeste a sudeste, com intensidade de até 60 km/h, contando com rajadas nas proximidades do litoral do Estado de São Paulo, entre o dia 12, à noite, e o dia 14, pela manhã. Os ventos podem gerar ondas de sudeste a sul de até três metros nas proximidades do litoral do Estado.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que essa instabilidade ocorre pela aproximação de uma frente fria vinda do sul do País, junto com a umidade originada da Amazônia, que contribui para as pancadas de chuvas dispersas pelo Estado. Outro fator é a água mais aquecida na costa do Atlântico Sul, que favorece a formação de tempestades.

Leia mais

Riscos de temporais e deslizamentos podem ser alertados por SMS

Núcleo de Defesa Civil tem reunião inaugural

Como precaução, a Defesa Civil do Estado recomenda que se observe ocorrência de árvores inclinadas, trincas em terrenos, paredes e pisos e muros embarrigados, situações que alertam para sinais de possibilidade de deslizamentos antes mesmo das chuvas.

Em caso de deslizamentos ou alagamentos, recomenda-se não ultrapassar a área atingida e aguardar o término da chuva em local seguro. A Defesa Civil disponibiliza gratuitamente alertas via SMS para informar a população sobre condições climáticas. Para receber as informações, basta enviar uma mensagem com o número do CEP para o número 40199.


Palavras-chave: , ,