[email protected]
Além do ensino tradicional, alunos colocam a mão na “massa” e recolhem lixos
NA PRAIA - Estudantes da EM Dalva Dati Ruivo realizaram um mutirão de limpeza
“Precisamos mudar a realidade. As pessoas precisam ter conhecimento desde a infância sobre o prejuízo que o lixo pode causar no meio ambiente”, diz a coordenadora pedagógica, Adriana Sitta, sobre a importância da ação que os alunos da EM Dalva Dati Ruivo participaram. No último dia 15, os jovens saíram da sala de aula em direção à praia, onde realizaram um mutirão de limpeza e levaram de volta à unidade escolar cerca de cinco sacos repletos de lixo.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter
“Sempre recolho meu lixo. E se vejo qualquer resíduo por perto, também já guardo em uma sacola e levo à lixeira mais próxima”, explica Nicoly Barbosa da Silva Almeida, estudante do 9º ano da EM Dalva Dati. Ela participou pela primeira vez de um mutirão de limpeza: “foi uma oportunidade legal e diferente, pois estava com meus amigos”, destaca a jovem, que mencionou levar a experiência para casa, já que é importante que mais pessoas tenham esta sensibilidade com o meio ambiente. “Vou refazer esta atitude com a minha família. É algo importante tanto para os animas quanto para nós, afinal, ninguém gosta de ir à praia e encontrar lixo”, finaliza.
Leia mais
351kg de lixo são coletados em mutirão de limpeza na praia no Verão no Clima
Ecoponto: o destino certo para seus resíduos; saiba o que pode ser descartado
Para Adriana, a ação refletirá no futuro dos jovens, pois na escola eventos como este possuem um aspecto além do tradicional, que se aprende em casa. “É importante porque na unidade escolar eles possuem outra visão, a escola traz um conhecimento científico. Na sala de aula, ensina-se bastante, mas é um conhecimento abstrato, aqui é algo concreto”, relata. Ela finaliza dizendo que todas as escolas deveriam aderir à ação.
CONSEQUÊNCIAS
O lixo nas praias é algo que prejudica os animais de diversas formas. Os pássaros são muito afetados, pois, além da ingestão, eles também acabam enroscados nos lacres de bebidas, em sacolas ou outros resíduos, o que pode levá-los à morte. Em Itanhaém, o Instituo Gremar trabalha com resgate de animais silvestres, e, dos 75 animais resgatados nos primeiros meses de 2019, 52 são aves.
Palavras-chave: educação, lixo, meio ambiente, praia
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
30/01/2025
Banda Marcial abre inscrições para cursos do 1º semestre nesta segunda (3) -
30/01/2025
Festival Amazônia Paulista agita final de semana com grandes atrações -
30/01/2025
Desafio de Vôlei Adaptado acontece no dia 8 de fevereiro -
28/01/2025
Casa da Mulher abre inscrições para diversos cursos na segunda (3) e terça (4) -
28/01/2025
Copa Verão de Vôlei de Praia acontece nesta sexta (31). Inscrições estão abertas