Publicado em: 26/03/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:55

Jundu, folhas de aspecto frágil, mas de grande força

MEIO AMBIENTE - Setor realiza uma ação perene de prevenção e preservação desta espécie

A ação faz parte do Plano Municipal de Erosão

Quem vê as frágeis folhas do Jundu nem imagina que essa vegetação de restinga é uma barreira física muito eficiente contra o avanço das marés e protege contra a erosão provocada pelas ressacas. Mas essa importante planta corre risco de degradação e extinção por conta da intervenção humana. Por isso, a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente realiza uma ação perene de prevenção e preservação do Jundu, além de atividades de conscientização sobre a importância desta espécie em Itanhaém.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

Jundu

Algumas pessoas que passeiam pela praia podem até pensar que é uma falta de cuidado deixar os troncos e galhos que as ressacas trazem à areia, mas a verdade é que essa ação ajuda na conservação do Jundu, que é responsável por fixar as dunas que têm em quase toda a extensão da orla. Além disso, quando uma árvore cai, a equipe de Secretaria de Serviços e Urbanização recolhe e a desloca à praia mais próxima.

Veja quais serviços do Planejamento e Meio Ambiente mudaram de lugar
Plataforma on-line facilita registro sobre gestão de resíduos em construções

Esta é uma ação constante que faz parte do Plano Municipal de Erosão, criado em 2017 e aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. O intuito é estudar a dinâmica ambiental do Município, focando na fragilidade do solo e visando levantar pontos críticos existentes que ajudaram no controle de prevenção de erosão hídrica. As atividades são de médio, curto e longo prazo e direcionadas à redução de fatores de degradação, recuperação da vegetação ciliar e Área de Preservação Permanente (APP).

“Melhora a preservação e a conservação das praias, além de sua importância para o combate da erosão. É o único meio”, ressalta o diretor de Meio Ambiente, William Carrillo.

Palavras-chave: , , ,