[email protected]
Epidemiológica realiza atividade de combate ao Aedes com alunos e professores
CONSCIÊNCIA - O último resultado do LIRAa de 2,5 no ano passado deu-se também pela despreocupação da população quanto a possíveis epidemias das doenças
Na sexta-feira (29), alunos e professores da Escola Municipal Zuleica Barros de Assis receberam a visita da equipe de Combate a Endemias, da Vigilância Epidemiológica, no pátio da escola, onde um stand foi preparado para orientar as crianças sobre o ciclo do mosquito e as doenças transmitidas. Além disso, os alunos apresentaram trabalhos realizados em sala de aula, como cartazes de conscientização, viseiras e fantasias temáticas do mosquito. A caminhada que aconteceria pelo bairro não ocorreu devido à chuva.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter
Ações como esta se dão por conta da preocupação quanto aos altos índices larvários na Cidade. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), realizado na primeira quinzena de outubro do ano passado, indicou 2,5. O resultado deu-se pelos altos índices pluviométricos e principalmente pela despreocupação da população quanto a possíveis epidemias das doenças. Segundo dados oficiais da Secretaria, em 2015 houve 4.616 casos confirmados de dengue, 33 casos em 2016, 12 em 2017 e 7 em 2018.
Leia mais
Placa Disque Denúncia da Violência contra a Mulher é obrigatória em estabelecimentos
Itanhaém recebe Fernando & Sorocaba, Marcos & Belutti, Pixote e Leonardo em Festival
A Secretaria realiza diversas ações para prevenção do mosquito. Um intenso trabalho de mutirão é realizado por todas as regiões da Cidade constantemente. Um caminhão passa pelas ruas recolhendo diversos tipos de materiais inservíveis, como móveis velhos.
Agentes de combate a endemias conjuntos aos agentes de saúde realizam as visitas casa a casa, orientando a população e inspecionando se há criadouros do mosquito, fortalecendo o trabalho de prevenção. A equipe do setor de Vigilância Sanitária também realiza vistorias em pontos estratégicos e imóveis especiais de 15 em 15 dias, com inseticida de baixa toxicidade. Em casos positivos de dengue, utiliza-se a nebulização com máquina costal e aplicação de larvicidas (WDG).
Palavras-chave: ação, alunos, educação, prevencao, secretaria de saúde
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/12/2024
Confira o expediente da Prefeitura para o feriado de Natal -
20/12/2024
Itanhaém é premiada na 19ª edição da OBMEP Matemática -
20/12/2024
Itanhaém lança Revista Educaita com avanços pedagógicos da Cidade -
20/12/2024
Itanhaém capacita mais de 1,3 mil pessoas para tornar cidade ainda mais atrativa -
20/12/2024
ITAPrev recebe repasse histórico que fortalece aposentadoria dos servidores municipais