Publicado em: 04/04/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:51

Campanha de vacinação contra influenza inicia quarta; doença pode evoluir para óbito

IMPORTANTE - Segundo o Ministério da Saúde, a história de que se pega gripe tomando a vacina é fake news. Vacinas visam imunização somente

A Secretaria Municipal de Saúde comunica aos munícipes que a partir da próxima quarta-feira (10) inicia-se a campanha de vacinação contra influenza – doença popularmente conhecida como gripe – em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs). A vacina contra influenza é segura e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. A dose trivalente protege contra as três cepas do vírus causador. A campanha visa diminuir a incidência de casos na Cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O Dia D desta campanha ocorrerá em 4 de maio (sábado), quando serão montados dez postos fixos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) – um posto por unidade – além de outro posto volante que estará realizando a vacinação em seis casas de repouso e asilos, visando imunizar aproximadamente 112 idosos. A campanha se estenderá até o dia 31 de maio. Referente aos locais, a vacinação será realizada em todas as unidades.

O munícipe deverá procurar uma USF de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. As famílias de idosos acamados, que estejam impossibilitados de ir à USF, poderão agendar a vacinação na residência por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ou nas próprias unidades.

Tudo o que você precisa saber sobre sarampo está neste informativo; confira
Vigilância Sanitária disponibiliza duas éguas para adoção; uma delas tem filhote

Segundo o Ministério da Saúde, não devem receber a vacina os alérgicos à proteína do ovo e ao timerosal, portadores de doenças neurológicas em atividade e indivíduos que tiveram Síndrome de Guillain Barré.

SOBRE A DOENÇA

A gripe é uma doença respiratória e infecciosa de origem viral que pode evoluir para estados graves e até mesmo para óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, como crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais que tenham relação com a baixa imunidade.

ESCLARECIMENTOS

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a história de que se pega gripe tomando a vacina é fake news. Vacinas visam imunização somente. Além do mais, esta não está na rotina do Calendário Nacional de Saúde. Trata-se de uma vacina de campanha, ou seja, ocorre somente em um período específico. Em Itanhaém, a campanha já se inicia na próxima semana porque o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno, que começa em junho, e antes do período de maior circulação da gripe, que vai do final de maio até agosto.

OBJETIVO

O Município tem a meta de vacinar 32.996 pessoas, considerando como público-alvo:
– Crianças de 6 meses a 6 anos;
– Gestantes e puérperas;
– Trabalhadores da área da saúde;
– Professores;
– Indígenas;
– Idosos a partir de 60 anos;
– Adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, sob medida socioeducativa;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

Palavras-chave: , , , ,