Publicado em: 02/05/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:51

Prefeitura investe em equipamentos e prevenção a ocorrências

REFORÇOS - Em Itanhaém, os efetivos da Guarda Civil Municipal e da Guarda Patrimonial são responsáveis pelo zelo ao patrimônio público

A GCM realiza patrulhamento preventivo, colabora de forma integrada com os órgãos de segurança pública, entre outras

Com o constante crescimento populacional de Itanhaém, a Administração Municipal vem desencadeando uma série de ações para garantir segurança aos munícipes. Além da implantação de câmeras do modelo OCR (que realizam a leitura de placas de automotores e identificam veículos roubados), a Cidade investe em novas viaturas, equipamentos e armamento para a Guarda Civil Municipal (GCM).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Em Itanhaém, os efetivos da Guarda Civil Municipal e da Guarda Patrimonial são responsáveis pelo zelo do patrimônio público. No Município, após treinamentos rigorosos, foram entregues pistolas semiautomáticas calibre 380 para a corporação da Guarda Civil Municipal, que atua armada desde o ano passado.

Conforme estabelecido pelo Estatuto Nacional da Guarda Municipal, a GCM realiza patrulhamento preventivo, colabora de forma integrada com os órgãos de segurança pública, auxilia na segurança de eventos, interage com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança da comunidade, entre outras.

Prefeitura convoca aprovados no processo seletivo para Guarda Patrimonial

AUXÍLIO À CORPORAÇÃO

Em janeiro, a corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu novos coletes de proteção balística. Foram 64 equipamentos que visam aumentar a confiabilidade do guarda em seu trabalho. Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Antonio Carlos da Silva, a aquisição é de suma importância para a corporação, pois a principal função da guarda é o policiamento preventivo que proporcione maior sensação de segurança aos munícipes.

Além disso, a corporação da GCM também recebeu os espargidores, equipamentos que podem ser empregados na defesa pessoal do agente e na dispersão de pequenos tumultos. Os espirgadores têm em sua composição princípios naturais e não químicos que detêm a aglomeração de pessoas e as “marcam”, já que o produto tem a cor verde. A utilização do produto é importante, pois, dependendo da ocorrência, o emprego do equipamento torna-se um degrau a mais antes do uso da arma de fogo.

MOBILIDADE

Ao final do ano passado, a Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal recebeu 12 novas motocicletas para ajudar no patrulhamento da região. Os veículos visam intensificar a segurança do Município por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e dos agentes de trânsito.

Para o secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Milton Saldiba Passareli de Campos Júnior, a renovação da frota é de extrema importância para melhorar a qualidade do trabalho do agente, pois com as motos mais modernas e potentes há um tempo/resposta mais rápido para atender as ocorrências.

FORÇA-TAREFA

A Guarda Civil Municipal possui diversas operações que garantem a segurança do munícipe, uma delas é a operação “Desembarque Seguro”. A ação consiste na permanência de viaturas estacionadas em locais estratégicos e de grande fluxo de universitários que retornam à Cidade no período noturno. O objetivo é evitar possíveis ocorrências que são propensas no período.

Além disso, a GCM realiza constantes operações de combate à criminalidade nos bairros de Itanhaém. As atividades têm como intuito abordar suspeitos, aumentando a sensação de segurança. As operações acontecem atendendo o que a Lei Federal 13022/14 estabelece – que seja efetuado patrulhamento e a proteção da vida. “Acreditamos que com nossa presença ostensiva, dificultaremos a ocorrência do crime, evitando perdas materiais e o trauma à vítima”, explica o comandante Antônio Carlos da Silva.

AÇÕES CONJUNTAS

Exemplos de parceria com os órgãos de segurança, como as polícias Civil e Militar, são as ações de combate ao transporte de passageiros clandestinos, à invasão de áreas verdes, fiscalização a ferro velho e a participação nos Planos de Contingência contra Enchentes.

COI

Em 2015, a Prefeitura de Itanhaém criou o Centro de Operações e Inteligência (COI), uma central de monitoramento que está atenta a cada movimento na Cidade por meio de câmeras distribuídas em pontos onde existe maior concentração de pessoas no Município. A ação faz parte do Programa Cidade Segura, desenvolvido pelo Governo Municipal.

No local, a equipe integrada pela Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito está em operação durante 24 horas. Os funcionários do COI e os que atuam nas ruas estão em constante comunicação e ambos são informados quando há algum tipo de problema. Além disso, a central de monitoramento mantém comunicação ágil com as polícias Militar e Civil, o que torna rápida o contato com as viaturas. As duas corporações utilizam as imagens registradas pelo COI para solucionar crimes.

Palavras-chave: , , ,