Publicado em: 03/05/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:51

Escorpião: em caso de suspeita, acione o Controle de Endemias; saiba mais

COMUNIQUE - Denúncias podem ser realizadas diretamente ao Controle de Endemias, pelo telefone (13) 3422-1944

Estes animais se alimentam de baratas que ficam nos lixos, entulhos e esgotos. Portanto, deve-se manter a higiene no tocante ao descarte do lixo

A Vigilância Epidemiológica aconselha que a população esteja ciente de quais medidas adotar para a prevenção e quando houver suspeitas de focos de escorpião. O período de calor colabora para a proliferação deste animal, e o acúmulo de lixo propicia o aparecimento, a considerar que se abrigam em esgotos e entulhos. A exigência de maior cuidado não é em vão, mas justamente para garantir a saúde dos munícipes. Denúncias podem ser realizadas diretamente ao Controle de Endemias, pelo telefone (13) 3422-1944.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Estes animais se alimentam de baratas que ficam nos lixos, entulhos e esgotos. Portanto, manter a higiene no tocante ao descarte do lixo, seja orgânico ou reciclável, é uma das formas de conscientização mais eficazes para combatê-lo. O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos, como pesticidas, para o controle do animal em ambiente urbano, pois, além de não possuírem eficácia comprovada, podem fazer com que deixem os esconderijos, aumentando a chance de acidentes.

Dia D da Campanha contra gripe acontece neste sábado em todas as USFs; previna-se
Empenhado para a população, CEMI atendeu mais de 15 mil pessoas somente em abril

AÇÕES DE COMBATE

A Prefeitura de Itanhaém, por meio do Controle de Endemias, da Vigilância Epidemiológica, está empenhada no combate do animal em ambiente urbano, pois a picada pode levar a óbito. Ações de busca ao escorpião são realizadas pelos agentes de Saúde e Endemias, além do atendimento às denúncias, constantemente, quando também são realizadas as orientações devidas e tratados os locais com possíveis focos.

DISPONIBILIDADE DO SORO

Secretaria de Saúde recomenda procurar pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém, imediatamente após a ocorrência da picada, para avaliação especializada e aplicação do soro antiescorpiônico. A UPA, que atende 24 horas, está localizada na Rua José Ernesto Bechelli, s/n, Jardim Sabaúna. Mais informações pelo telefone (13) 3427-1111.

Palavras-chave: , , , ,