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Representantes de classe ganham voz em projeto e dividem responsabilidades
EDUCAÇÃO - Projeto Protagonismo Juvenil prevê participação mais ativa dos estudantes nas decisões tomadas na escola
Os alunos dos 8º e 9º anos que foram eleitos representantes de classe são uma ponte que liga a turma à coordenação da Escola Municipal Célia Marina Dal Pozzo Borges. Passam informações aos colegas e também propõem ideias para melhorar o ambiente escolar. O intuito do Protagonismo Juvenil, que faz parte do projeto ‘Teia de Valores’, é proporcionar aos estudantes uma participação mais ativa nas decisões da escola.
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Protagonismo Juvenil começou no mês de março, e o diretor Alexandre Antonio Matenauer contou como funciona. “É um projeto que estamos fazendo para que as crianças tenham voz na escola. Então, nós vamos começar a ouvi-las para ver o outro lado da gestão. Assim, os alunos sabem que a opinião deles também prevalecerá”.
Dois alunos representantes de cada classe foram escolhidos pelos professores e outros eleitos, de forma democrática, por meio do “voto popular”. Os estudantes designados à função representarão a sala até o final do ano. “Estou muito feliz. É um cargo bem desafiador, ainda mais quando têm aqueles alunos que tentam atrapalhar, mas eu estou bem empenhada em ajudar a classe. Com o tempo vou conseguir fazer com eles mudem essa atitude para que não estraguem o momento que temos na aula”, contou a aluna Luiza Mathias Mendes, da sala 8º A.
Cada representante tem um caderno com o ano e a turma. Lá, eles escrevem os pedidos da sala e sugestões que são entregues para o diretor Alexandre Antonio Matenauer. “É difícil, não vou mentir, mas ser representante significa poder dar voz à sala e isso é muito gratificante. Estou sempre ouvindo meus colegas e fazendo anotações porque agora temos mais facilidade em conversar com a coordenação e o diretor”, diz o aluno Claudio José Pinheiro de Oliveira, representante do 8º ano B.
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Já foram realizadas três reuniões na sala do projeto ‘Teia de Valores’. Durante esses encontros, os alunos ouvem conselhos, discutem ideias e propõem soluções para problemas. Na última reunião, os estudantes sugeriram fazer uma rifa para arrecadar dinheiro destinado à compra de um filtro de água suspenso.
“Quero que eles participem e façam parte efetivamente da escola. Não é para ser apenas aluno, vir aqui, estudar e ir embora. Nós não queremos isso, queremos que eles tenham voz ativa”, comenta o professor Marco Antonio Paixão. “Desta forma, o aluno sente que pertence à instituição de ensino, podendo cuidar melhor do ambiente”.
Palavras-chave: avanço saúde e educação, projeto, protagonismo juvenil, representantes
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