Publicado em: 04/06/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:30

De ponta a ponta, importantes obras são entregues à população

INVESTIMENTOS - A Prefeitura investiu em obras nas áreas da saúde, do turismo e do social, com melhorias que ampliam a qualidade de vida e o conforto nos serviços ofertados aos munícipes

Entre os equipamentos, o Banco de Alimentos (Baixio), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Umuarama), o Centro de Convenções Miguel Reale (Praia dos Pescadores)

A Prefeitura de Itanhaém construiu mais prédios públicos para atender as demandas da população. De 2014 a 2019, a Administração investiu em obras nas áreas da saúde, do turismo e do social, com melhorias que ampliam a qualidade de vida e o conforto nos serviços ofertados aos munícipes. Entre os equipamentos, o Banco de Alimentos, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Centro de Convenções Miguel Reale, além das Unidades de Saúde da Família (USFs) no Centro, no Loty e no Grandesp.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Referência nacional em programas sociais, o Banco de Alimentos José Francisco de Oliva Júnior, que ganhou sua sede própria em 2017, atende mais de três mil famílias no Município, chegando a ser premiado pela Secretaria Estadual com a inclusão do pescado na merenda escolar, projeto que está em análise na Cidade. Com infraestrutura moderna, o Banco está localizado na Nova Marechal Rondon, no Baixio, um ponto estratégico e tradicional na Cidade, onde já funcionou o antigo Mercado Municipal e bem próximo ao Centro Histórico.

CIPA disponibiliza mapa de risco do Centro de Especialidades Médicas de Itanhaém (CEMI)
Semana do Meio Ambiente terá programação de 3 a 7 de junho; faça sua inscrição

Localizada na Estrada Gentil Perez, 260, no Jardim Umuarama, a nova sede do CREAS, inaugurada em 2015, serve como modelo do serviço prestado no setor. O espaço conta com infraestrutura adequada para funcionários, garantindo também o conforto para a população atendida. No local é realizado o atendimento com jovens infratores, idosos abandonados, negligenciados ou maltratados, mulheres que sofrem violência doméstica e crianças que passaram por algum tipo de violência física, psicológica e abuso sexual. A unidade possui salas para atendimento individual, equipe técnica, equipe de medida socioeducativa, coordenação, atividades em grupo, além de uma cozinha, uma lavanderia e quatro banheiros.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Centro foi inaugurada em 2016. O local tem 467,84m² e acessibilidade em sua estrutura, além de banheiros adaptados, rampas de acesso e portas mais largas. O local conta com mais de 30 ambientes e atende a população com os serviços de vacinação, inalação e mais uma sala para a equipe de odontologia. A unidade está localizada na Avenida Tiradentes, s/nº, no Jardim Mosteiro.

Um dos mais tradicionais pontos turísticos da Cidade, o Centro de Convenções, localizado na Avenida Demerval Pereira leite, na Praia dos Sonhos, antigo Iate Clube, recebeu ampla reforma. Inaugurado em 2017, o novo espaço, totalmente climatizado, foi estruturado para receber grandes eventos. Conta com salas de treinamento, mezanino, banheiros adaptados, saída de emergência, palco, cozinha, salão principal, camarim e terraço.

Com capacidade para atender mais de 600 pessoas por dia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h ‘Antônio Maria Marques de Oliveira’, localizada na Rua José Ernesto Bechelli, s/nº, no Jardim Sabaúna, é referência no Município. A unidade, em funcionamento desde 2014, possui um sistema de atenção médica organizado, onde acompanha a crescente demanda de atendimento médico de urgência. A unidade conta com uma área de aproximadamente 1.400 m² e contém nove salas de atendimento por especialidade: sutura, gesso, raio-x, medicação, eletrocardiograma, inalação, de repouso c/ ala infantil e adulto (masculina e feminina).

Reconhecida como unidade modelo, a USF Loty, localizada na Alameda Guaraçai, esquina com a Avenida Marginal da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, proporciona conforto aos pacientes e usuários com salas ambientadas, onde há espaço reservado para vacinação, esterilização de materiais, sala de observação, atendimento odontológico, entre outros serviços. O espaço é todo climatizado. A acessibilidade também está presente na nova infraestrutura da unidade, com banheiros adaptados e rampa de acesso para a entrada na USF.

Recentemente, a região do Grandesp ganhou uma nova Unidade de Saúde da Família. A inauguração da USF Fred Jorge Capellari, localizada na Avenida Alemanha, no bairro Jardim Santa Júlia, oferece aos munícipes serviços como coleta de exames, consultas médicas, enfermagem, odontologia, psicologia, inalação, retirada de pontos, troca de sonda, vacinação e visita domiciliar. A unidade atende mais de cinco mil moradores da região, conforme a estratégia de saúde da família, pelo qual será acomodada mais de uma equipe de atendimento, composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Palavras-chave: , , ,