Publicado em: 10/06/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:30

Nova Ouvidoria e Guia de Serviços ao Usuário estão no ar; saiba como funcionam

COMUNICAÇÃO - A Carta é um documento elaborado para informar aos cidadãos quais os serviços prestados pela Prefeitura

Ouvidoria On-line é um espaço onde o munícipe pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias

De forma moderna para melhor atender a população, a Prefeitura de Itanhaém lançou uma nova plataforma de Ouvidoria. A iniciativa está disponível no site oficial (http://www.itanhaem.sp.gov.br/ouvidoria). Para utilizar é muito fácil, basta realizar um cadastro simples. Também está disponível a Carta de Serviços ao Usuário (https://www2.itanhaem.sp.gov.br/carta-de-servicos-ao-usuario), um documento elaborado para informar aos cidadãos quais os serviços prestados pela Prefeitura.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Ao entrar na plataforma (www.itanhaem.sp.gov.br/ouvidoria), primeiramente o munícipe deve realizar um pequeno cadastro, preenchendo corretamente todos os dados (nome, CPF, data de nascimento, telefone, celular e sexo). No final do cadastro será gerada uma senha (que poderá ser usada para futuras demandas).

A partir daí, o munícipe pode escolher entre uma demanda anônima (não permitirá qualquer tipo de contato ou informação pessoal) ou autenticada. Depois, deve escolher qual categoria e setor se encaixa seu pedido (educação, saúde, concurso público e etc) e descrever a ocorrência. É possível anexar fotos, documentos e o endereço da demanda.

Com esta etapa concluída, é gerado um número de protocolo onde o solicitante pode acompanhar o andamento na página inicial da plataforma. A Ouvidoria-Geral do Município receberá a manifestação, analisará, orientará e/ou encaminhará às áreas responsáveis pela apuração do caso.

TIPOS DE MANIFESTAÇÃO:

SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública;

ELOGIO: reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;

RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa ao serviço público;

DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

Site oficial de Itanhaém atinge 21 milhões de visualizações
Itanhaém lança nova Ouvidoria e Guia de Serviços ao Usuário nesta segunda

CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO

A Carta de Serviços ao Usuário é uma nova ferramenta para informar ao munícipe todos os serviços públicos que a Prefeitura de Itanhaém oferece. A iniciativa amplia o acesso do cidadão, e garante, assim, maior transparência na Administração Pública.

No link, o cidadão pode saber onde e como solicitar um serviço, quais taxas são cobradas e todo o passo a passo de como ter sua demanda atendida. Para buscar as informações não há qualquer cadastro, bastando apenas procurar o item no qual deseja (IPTU, Meio Ambiente, Limpeza Pública, Comércio e etc).

A Carta de Serviços ao Usuário é regulamentada pela Lei Federal nº 13.460, de 26 de junho de 2017.

Confira outras formas de entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Município:

PRESENCIAL: Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

OUVIDORIA ON-LINE: www.itanhaem.sp.gov.br/ouvidoria

APP: Ouvidoria On-line Itanhaém (disponível para IOS e android)

CORRESPONDÊNCIA: Avenida Washington Luiz, 75, Centro, Itanhaém/SP – CEP: 11740-000 (aos Cuidados da Ouvidoria-Geral do Município)

E-SIC: www.itanhaem.sp.gov.br/esic

SIC: Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Palavras-chave: , ,