[email protected]
Exposição de alunos da EJA traz estados nordestinos para a EM Eugênia Pitta
FIM DE SEMESTRE - Evento fechou com chave de ouro os meses de estudos que os estudantes tiveram sobre a cultura de oito estados do Nordeste do Brasil
Pratos típicos, danças, poesia, apresentações e até ‘biblioteca ambulante’. Tudo isso se fez presente no encerramento do semestre dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EM Eugênia Pitta Rangel Veloso, que aconteceu no último dia 25. A exposição fechou com chave de ouro os meses de estudos que os alunos tiveram sobre a cultura de oito estados do Nordeste do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter
Durante os meses do primeiro semestre de 2019, os alunos aprenderam sobre a fauna, a cultura, a flora, a culinária, a economia, a habitação, os pontos turísticos e outras características dos estados para que cada classe se aprofundasse em uma região. O resultado foi a transformação da escola em uma representação nordestina, onde cada stand representou um estado do Nordeste.
Leia mais
CEU está com inscrições abertas para oficinas culturais e esportivas
OLHAR DOCENTE
A professora de Língua Portuguesa, Georgina Lourenço de Moura, diz que o mais importante destes trabalhos é a autonomia que os jovens ganham: “o resultado é gratificante, pois ao orientarmos, não temos noção de como estão as coisas, e hoje, no final, podemos ver como tudo ficou lindo”.
“Acredito que a importância com que o trabalho deles é tratado é algo muito significativo, que fica marcado na vida de cada um”, completa a professora de Matemática e Ciência, Renata Luz Leite de Oliveira.
PARA OS ALUNOS
Patrícia Moura é aluna do 9º ano, e com a exposição, se despediu do Ensino Fundamental na EM Eugênia Pitta Rangel Veloso. Para ela, a união da equipe foi o mais marcante. “O que mais gostei foi todo o empenho e a cooperação da classe, dos professores e da gestão. Foi algo que reuniu todos em um único objetivo”. Sobre deixar a escola, Patrícia vê pontos positivos e negativos: “estou muito aliviada e feliz, mas vou sentir muita saudade das amizades que nutri aqui”.
Aparecida Pereira da Silva é pernambucana e, coincidência ou não, teve Pernambuco como tema. Isso foi o que a estudante do 6º ano mais gostou: “para mim foi importante e divertido dividir meus conhecimentos e informar mais pessoas sobre a minha terra”.
APRESENTAÇÕES
Entre as apresentações, a turma do Ceará escolheu representar o estado fazendo com que o romance Iracema, do cearense José de Alencar, ganhasse vida em uma “biblioteca ambulante”. Além disso, as tradicionais festas regionais de cada região foram representadas em danças, músicas e até no tradicional ‘casamento’ de festas juninas.
Palavras-chave: alunos, eja, encerramento, exposição
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/11/2024
Confira as sessões de cinema do Pontos Mis para novembro -
19/11/2024
Celebrando a Consciência Negra: uma jornada de Educação e Empoderamento nas Escolas Municipais -
19/11/2024
Itanhaém conquista Prêmio de Boas Práticas por evitar a transmissão vertical da Sífilis -
19/11/2024
ETEC de Itanhaém está com inscrições abertas para vestibulinho 2025 -
19/11/2024
Prefeitura inicia obras de drenagem e novo asfalto na Avenida João Batista Leal