Serviços
acessibilidade



Publicado em: 30/07/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:28
[email protected]

Seminário de Educação marca a volta às aulas no segundo semestre

FORMAÇÃO - Durante os dois dias de evento, foram realizadas oficinas e palestras para o aperfeiçoamento profissional



O último dia do Seminário contou com a palestra de Miguel Thompson, diretor do Instituto Singularidades e consultor da ONU

Compartilhar:

Foi com o Centro de Convenções Miguel Reale lotado que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes finalizou as atividades do Seminário de Educação 2019, que marca a volta às aulas dos 18.700 alunos da Rede Municipal de Ensino, nesta quarta (31).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Desde o último dia 29, 20 oficinas temáticas foram realizadas para os cerca de 1.100 professores da rede, onde temas como ‘Pedagogia Sistêmica – Um Novo Olhar para a Educação’ e ‘Robótica e Circuitos Elétricos’ foram abordados.

Para finalizar o Seminário, na terça-feira (30), os docentes tiveram a oportunidade de assistir à palestra do professor doutor e diretor executivo do Instituto Singularidades, Miguel Thompson, que foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Nações (PNUD).

O especialista falou sobre o tema “A Escola em um Mundo Complexo”, onde abordou questões cruciais no desenvolvimento educacional e a necessidade da adaptação do ambiente escolar aos novos conceitos, costumes e formas de aprendizado que o mundo digital impõe atualmente.

Leia Mais
Aprendizado do Futuro recebe prêmio nacional por inovação na Educação

Troca de experiências e minicursos finalizam 5º Seminário de Educação

“O professor tem de ser um intelectual que entende do seu trabalho, mas tem a noção de outras áreas. A escola tem de romper o modelo de fábrica. Ela precisa ser o atelier de um artista com várias possibilidades para o aluno”, ressaltou Miguel Thompson.  Ele também lembrou que a diversidade do mundo tem de ser representada na escola. “As expressões culturais precisam aparecer na sala de aula. O mundo precisa ser abordado por meio das mais diferentes perspectivas dos alunos”.

Para o prefeito Marco Aurélio Gomes, a realização do seminário reflete a incessante busca pelo aperfeiçoamento da educação oferecida no Município. “Alcançamos ótimos resultados na Educação porque buscamos sempre a inovação, a atualização dos nossos métodos de ensino, tentamos acompanhar as mudanças na sociedade. E isso só é possível, obviamente, porque temos profissionais dedicados e comprometidos com o trabalho que desenvolvem”, disse o chefe do Executivo.

O vice-prefeito Thiago Cervantes segue na mesma linha. “O Seminário é um momento para que nossos professores troquem informações, se atualizem ainda mais, se reciclem e também discutam o futuro da Educação. É justamente por isso que hoje estamos com índices que superam a média nacional.  Isso prova que estamos no caminho certo para melhorar ainda mais”.

As oficinas abordaram temas como novas tecnologias e ações pedagógicas

Neste ano, o Seminário de Educação de Itanhaém, que está na sua sétima edição, foi antecipado a pedido dos professores justamente para que o aprendizado adquirido nos dias de estudos, oficinas e palestras possa ser colocado em prática no mesmo ano letivo. “Esse foi um pedido que recebemos dos nossos profissionais e prontamente aceitamos. Temos um grupo fantástico que diariamente faz um belo trabalho. Sempre com diálogo, comprometimento e ordem superamos os percalços do dia a dia”, declarou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Douglas Luiz Rodrigues.

Também participaram do evento o presidente da Câmara de Itanhaém Hugo Di Lallo, o vereador Peterson Gonzaga, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogélio Salceda, a diretora do Departamento de Pedagogia, Lilian Batalha e a diretora do Departamento de Administração da Educação, Roseli Paquier.


Palavras-chave: , , , ,