Publicado em: 01/08/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:28

Itanhaém continua investindo na Educação e servirá estrogonofe na merenda escolar

NUTRITIVO - Durante a fase de adaptação e testes o prato será servido em duas escolas da rede municipal

A receita foi adaptada para atender às exigências nutricionais e ser um prato saudável e nutritivo

Se fosse pedir um prato especial na sua merenda, qual seria? Essa pergunta foi feita pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Itanhaém aos gestores das escolas, professores, pais e, claro, aos mais interessados: os alunos. A resposta campeã? O estrogonofe. E, para a alegria geral, o prato pode entrar no cardápio do município já nos próximos meses.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O levantamento também quis saber qual é a refeição do menu atual que os alunos mais gostam. A macarronada ganhou com folga, com mais de 80% dos pesquisados. O percentual foi o mesmo para estrogonofe, que teve a preferência da grande maioria do público. Já as respostas para os pratos que menos agradam foram muito diversificadas e nenhum deles alcançou índices de rejeição que justificassem a sua retirada do refeitório das escolas.

O levantamento do CAE foi realizado com uma amostragem de cerca de 400 pessoas (entre pais, alunos, professores e gestores) e também teve questionamentos sobre a qualidade da merenda e se os alunos se alimentam antes de irem para a escola.

“A pesquisa teve o objetivo de avaliar a qualidade da nossa merenda, identificar possíveis falhas. Como o resultado foi muito bom. Começamos a trabalhar para podermos melhorá-la, incrementá-la ainda mais”, explica presidente do CAE, Teresinha Aparecida Andrade.

Após a tabulação da pesquisa e a descoberta que o estrogonofe, esse prato com origem russa mas muito querido entre os brasileiros, é quase unanimidade na rede de ensino, o CAE apresentou o resultado à responsável pela merenda da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, Angela Regina Padovan.

“Quando recebemos o pedido do CAE, o levamos à equipe de nutricionistas da empresa que fornece a merenda no Município para que os custos fossem levantados e a receita adaptada para os padrões nutricionais adequados”, contou Angela.

Cidade investe na qualidade da merenda e insere mais produtos orgânicos à refeição

Itanhaém bate meta do Ideb e é a maior nota da Baixada Santista nos anos iniciais

Telma Souza de Freitas Moraes é a nutricionista coordenadora do contrato da empresa que fornece a merenda de Itanhaém. Ela conta quais foram as adaptações na receita. “Primeiro tiramos o creme de leite devido ao alto teor de gordura e o substituímos pelo bechamel (molho a base de farinha de trigo, margarina e leite). Os condimentos como mostarda e ketchup também foram retirados. Usamos apenas polpa de tomate natural. Inserimos também o milho, que é fonte de fibras”, detalha a profissional.

De acordo com Angela Regina, o objetivo é ter um prato saboroso, porém muito saudável. E o teste para saber se a receita do estrogonofe itanhaense realmente da certo foi realizado, no dia 31 de julho, na cozinha experimental da Secretaria de Educação.

Ingredientes como o creme de leite e condimentos industrializados foram substituídos por outros como o milho verde e polpa de tomate natural

Quem teve a missão de colocar a receita em prática é a experiente cozinheira Martinha Cunha. Com a expertise de uma chef, ela vai adicionando os ingredientes um a um. E, cerca de meia hora depois, o prato está pronto. É ela a responsável por realizar todos os testes dos pratos que serão servidos no cardápio da merenda de Itanhaém. “Só posso dizer que é uma honra saber que os pratos que criamos aqui, depois será consumido por tantas crianças e jovens”, diz ela.

A receita do estrogonofe itanhaense experimental foi levado para a degustação dos representantes do Conselho de Alimentação Escolar e da Secretaria de Educação. O resultado? Aprovado com louvor. Agora, de acordo com Angela Padovan, o prato passará pelo teste de aceitabilidade em duas escolas do Município. Se aceito, passará a integrar o cardápio da merenda, para a alegria dos professores, gestores, pais e, claro, dos alunos das 51 unidades de ensino de Itanhaém.

Palavras-chave: , , , , , , , , ,