Publicado em: 19/08/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:27

Modelo em agricultura sustentável, Itanhaém investe em programas

ALIMENTAÇÃO - O Banco de Alimentos e a Feira do Produtor são importantes serviços que impulsionam a agricultura familiar na Cidade

O trabalho contínuo já rendeu à Cidade destaques importantes na área de segurança alimentar, como o Prêmio Mario Covas, Prefeito Empreendedor Sebrae, Prêmio Josué de Castro e Prêmio Cidadania no Campo

Atualmente, a agricultura familiar é responsável pela movimentação de 54,4 bilhões de reais por ano no país. Em Itanhaém, programas como o Banco de Alimentos e a Feira do Produtor fortalecem a atividade no Município. O trabalho contínuo já rendeu à Cidade destaques importantes na área de segurança alimentar, como o Prêmio Mario Covas (2014), Prefeito Empreendedor Sebrae (2016), Prêmio Josué de Castro (2017)  e Prêmio Cidadania no Campo (2019).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Para uma propriedade ser considerada de agricultura familiar, existem alguns limites, como de área e de renda anual. Ela deve ter no máximo 40 hectares e faturar anualmente 360 mil reais ou menos. Além disso, a mão de obra deve ser prioritariamente da família, com mais um funcionário, no máximo.

Um dos serviços que estimula a agricultura familiar no Município é o Banco de Alimentos, que recebe os produtos dos agricultores orgânicos e os distribuem por setores da Cidade, entre eles, escolas da rede municipal, entidades sociais.

Outro quesito importante no âmbito da agricultura familiar é a Feira do Produtor, que permite que os agricultores exponham seus produtos. As vendas ocorrem aos sábados, das 8 às 17 horas, no Paço Municipal da Prefeitura, localizada na Rua Cunha Moreira, no Centro.

Produtoras recebem Selo SIPAF Mulheres Rurais, as primeiras do Brasil
Itanhaém recebe Prêmio Cidadania no Campo por gestão de agricultura familiar

Graças a esses projetos e o grande incentivo à agricultura familiar, a Cidade recebeu diversas homenagens, entre elas, o SIPAF Mulheres Rurais (Selo de Identificação de Participação da Agricultura Familiar), que tem como objetivo identificar a participação feminina na agricultura.

Palavras-chave: , , , ,