Publicado em: 27/08/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:27

Mais conhecimento, melhor atendimento: profissionais da UPA participam de capacitação

SAÚDE - Objetivo é que o curso seja passado para todos os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento de Itanhaém, desde auxiliares e técnicos de enfermagem a recepcionistas

Capacitar o profissional de saúde para o rápido atendimento em situações de urgência e emergência, evitando a mortalidade intra-hospitalar. Este é o objetivo do curso de Suporte Avançado de Vida para Enfermeiros (SAVE) promovido aos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Para que o curso, com seis horas de duração, seja mais proveitoso, a equipe da UPA foi dividida em quatro turmas. A formação acontece no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), no Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Aliando teoria e prática, o curso aborda a importância do rápido reconhecimento e atendimento do paciente em estado crítico e condução de toda a equipe multiprofissional: “precisamos relembrar os pequenos detalhes, pois eles fazem diferença ao resultado final”, destaca o mentor do curso, enfermeiro e professor, Daniel Robson Jesus. “O foco é seguir os padrões pré-estabelecidos e os adaptar a cada realidade”, finaliza.

Vacina BCG, que previne tuberculose, está disponível em nove USFs
Contra o sarampo: Município passa a vacinar crianças de 6 meses a menores de um ano

Para entrar no clima da sala de emergência, o início da aula foi marcado por diversas perguntas com situações hipotéticas para que os profissionais respondessem da maneira que agiriam. Com isso, Daniel pôde identificar os equívocos dos profissionais e os orientar sobre o jeito mais correto. Ao longo da formação, a equipe foi começando a participar da aula de forma prática, com manequins de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e simulação realística.

IDEIA DO CURSO

“Em 2017, o curso aconteceu para enfermeiros. Participei e achei muito interessante”, destaca a gerente de enfermagem, Renata Maria Gomes Duarte. Então, ela sugeriu que o curso acontecesse para todos os profissionais, entrou em contato com os responsáveis pela formação e organizou o curso em quatro datas diferentes, para que todos pudessem esclarecer dúvidas e aproveitar melhor cada explicação.

TODOS OS FUNCIONÁRIOS

O objetivo é que o curso seja passado para todos os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento de Itanhaém, desde auxiliares e técnicos de enfermagem a recepcionistas, para que o público seja melhor atendido. Em agosto, o curso aconteceu no dia 23 e acontecerá no próximo dia 31. As outras duas turmas participarão do curso em setembro, com data a definir.

UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é a referência do Município para concentrar os atendimentos de saúde, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A coordenação da UPA é formada pelo diretor Leonardo Salles Padovan Santos; vice-diretora Heidi Dominiscki Luz; diretor técnico Júlio Vergílio Isidoro; e gerente de enfermagem Renata Maria Gomes Duarte.

Palavras-chave: , ,