[email protected]
USF do Centro encerra programação de Agosto Dourado com palestra sobre amamentação
LEITE MATERNO - Em cada dia de agosto, uma USF preparou orientações e atividades de incentivo à amamentação
“São gotas que realmente valem vidas”. Este foi o modo com que Débora Matos, enfermeira do Hospital Regional Jorge Rossmann, escolheu iniciar a palestra sobre o aleitamento materno, que aconteceu na Unidade de Saúde de Família (USF) do Centro, no último dia 30. A ação encerrou a programação que a Secretaria Municipal de Saúde promoveu em celebração a Agosto Dourado, mês de proteção e apoio ao aleitamento. Cada dia do oitavo mês do ano, uma USF preparou orientações e atividades de incentivo à amamentação.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter
“Este tema é muito importante e bem-vindo, pois é essencial disseminar conhecimento e esclarecer dúvidas sobre a amamentação, principalmente para as recém mamães ou para as gestantes, que atualmente são em 69 aqui”, destaca a coordenadora da USF do Centro, Susi Mara Olher.
Formada pelo nutricionista Felipe Fernandes, a técnica de enfermagem Mariana Estevan e a enfermeira Débora, a equipe do Hospital Regional de Itanhaém exibiu slides sobre a importância nutricional do leite materno, onde os benefícios vão da fácil digestão ao desenvolvimento da musculatura do rosto e o vínculo afetivo. Além disso, o grupo demonstrou com bonecos, a prática do processo de amamentação de forma correta.
Leia mais
Leite materno é essencial para a vida do bebê; seja uma doadora e salve vidas
Mãe de primeira viagem, Ana transformou vidas de bebês além de seu filho
Os profissionais ainda destacaram a importância do conforto da mãe na hora da amamentação e as melhores posições para o bebê. Além disso, a equipe falou sobre os serviços de maternidade oferecidos no Hospital Regional de Itanhaém (HRI) e esclareceu dúvidas. “É muito importante esta parceria do Município com o HRI, pois por meio dela, podemos trocar experiências e conhecimento sobre os equipamentos que possuem em Itanhaém”, destaca o nutricionista Felipe. “As dúvidas sempre causam transtornos, por isso nosso objetivo é deixar tudo claro para este momento”, complementa Débora.
A enfermeira ainda destaca sobre como o conhecimento na amamentação faz diferença na vida comunitária. Isso porque, segundo ela, todos que participaram da palestra já podem disseminar os aprendizados entre a família e o círculo social. “A população não costuma saber tanto sobre a diferença que o leite materno é capaz de fazer na vida de alguém, por isso palestras são tão importantes, assim, de forma indireta, todos viram agentes comunitários da saúde”, finaliza.
Palavras-chave: agosto dourado, amamentação, leite materno, nutricionista
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
22/11/2024
Festa da Padroeira contará com quermesse, missas e novena -
22/11/2024
EM Maria do Carmo de Abreu Sodré recebe menção honrosa em prêmio nacional -
21/11/2024
Confira as sessões de cinema do Pontos Mis para novembro -
19/11/2024
Celebrando a Consciência Negra: uma jornada de Educação e Empoderamento nas Escolas Municipais -
19/11/2024
Itanhaém conquista Prêmio de Boas Práticas por evitar a transmissão vertical da Sífilis