Publicado em: 16/09/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:24

Prefeitura firma convênios para ampliação da rede de esgoto, nova USF e reforma de praça

MAIS ITANHAÉM - Assinatura de contratos prevê investimento de R$ 130 milhões em obras de saneamento básico, instalação de unidade de saúde e infraestrutura urbana

O pacote de obras faz parte do plano de ação do Programa Mais Itanhaém

O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Itanhaém firmaram, no último domingo (15), convênios para um pacote de investimentos na rede de tratamento de esgoto, construção de Unidade de Saúde da Família (USF) no Guapurá, reforma da Praça Geraldo Alberto Alves, no Umuarama, e infraestrutura urbana. Os contratos, assinados pelo governador em exercício, Cauê Macris, preveem a liberação de recursos no valor de R$ 130 milhões.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

Na Baixada Santista, Itanhaém é o município que receberá a maior parte dos recursos financeiros para as obras da Sabesp. Serão cerca de R$ 127,5 milhões, sendo R$ 47 milhões para dobrar a capacidade da estação de tratamento de água Mambú/Branco, com vazão que passará de 1,6 mil l/s para 3,2 mil l/s.

A Cidade ainda receberá a ampliação de uma estação elevatória (de bombeamento) de água bruta e duas estações elevatórias de água tratada. O serviço, que beneficiará cerca de 2 milhões de moradores e turistas dos municípios de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e área continental de São Vicente, terá suas obras concluídas no prazo de até três anos.

“Hoje é realmente um marco na história de Itanhaém, pois há uma discussão antiga sobre saneamento básico na Cidade. A parceria com a Sabesp nós permitirá realizar o sonho de muitas pessoas, levando qualidade de vida e saúde pública a todos. Nosso objetivo é universalizar as questões relativas ao tratamento sanitário e ambiental”, explica o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes.

Os investimentos fazem parte do Programa Mais Itanhaém, que atenderá o Jardim Cibratel e o Jardim Santa Teresa, localizados na margem direita do Rio Itanhaém. Os bairros receberão nos próximos três anos 27,5 km de redes coletoras, 0,4 km de linha de recalque (tubulações pressurizadas), além da construção de duas estações para bombeamento dos esgotos que conectarão 3,6 mil imóveis às redes, beneficiando diretamente 11 mil moradores e turistas. Outra região que também entrará no cronograma é o Jardim Savoy.

“O Estado de São Paulo faz investimento de R$ 130 milhões neste conjunto de três obras. Esta ação atinge não somente a população de Itanhaém, como auxilia também na questão de saneamento básico de outras cidades, atendendo mais de 2 milhões de pessoas. As obras levarão qualidade de vida aos  moradores da Baixada Santista”, ressaltou o governador em exercício, Cauê Macris.

MAIS CONTRATOS

Dentre os convênios estão a destinação de R$ 800 mil para obras de construção da Unidade de Saúde da Família (UFS), no bairro de Guapurá, R$ 500 mil destinados a obras de infraestrutura urbana e R$ 250 mil para a reforma da Praça Geraldo Alberto Alves, no bairro de Umuarama.

Na ocasião também estiveram presentes os secretários estaduais de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, os deputados estaduais Paulo Corrêa Jr, Delegado Olim e Wellington Moura, o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, vice-prefeito e coordenador do Programa Mais Itanhaém, Tiago Cervantes, o diretor de Sistemas Regionais, Ricardo Borsari, além de autoridades municipais.

Palavras-chave: , , , ,