Serviços
acessibilidade



Publicado em: 27/09/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:24
[email protected]

CAPS AD recebe Centro de Valorização da Vida para palestra de prevenção ao suicídio

SETEMBRO AMARELO - Durante a palestra, o voluntário da CVV, Vitor Cristovão dos Reis, esclareceu como a população pode ajudar



Em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) previu que em 2030 a depressão seria a doença mais prevalente no mundo, porém, este índice já foi alcançado em 2010

Compartilhar:

Em alusão ao Setembro Amarelo, na última quarta-feira (25) o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD) recebeu a equipe do Centro de Valorização da Vida (CVV) para uma conversa sobre o suicídio. Durante a palestra, o voluntário da CVV, Vitor Cristovão dos Reis, esclareceu como a população pode ajudar as pessoas que apresentam quadro depressivo para evitar que elas tirem a própria vida.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

 Confira as fotos

Os olhos atentos de pacientes e familiares prestam atenção para entender desde como surgiu a campanha Setembro Amarelo até a importância da mensagem de prevenção acontecer todos os dias, não somente no mês. “É preciso que estejamos em alerta para os sinais que as pessoas dão quando estão precisando de ajuda”, destaca Vitor. E para ajudar basta ouvir, acolher e oferecer apoio, companhia, bem como orientar a procura de um profissional de saúde mental.

“Normalmente as pessoas que ligam para o CVV estão cercadas de familiares ou amigos, mas mesmo assim se sentem sozinhas. E em nossa casa, será que estamos ouvindo o suficiente?”, indaga o voluntário. Segundo ele, em 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) previu que em 2030 a depressão seria a doença mais prevalente no mundo, porém, este índice já foi alcançado em 2010. Por isso é tão importante procurar saber mais sobre a doença, oferecer ajuda e se envolver em ações de prevenção ao suicídio.

CVV

Se você precisa de ajuda ou quer ajudar, procure o Centro de Valorização da Vida (CVV). A plataforma acolhe as pessoas que querem conversar com atendimentos que podem ser feitos por telefone, e-mail ou chat 24 horas todos os dias. Acesse o site e saiba mais. Você pode salvar vidas.


Palavras-chave: , , , ,