[email protected]
Em estudo sobre solo, alunos põem a mão na “massa” e aprendem sobre recursos naturais
MEIO AMBIENTE - O objetivo da ação é ensinar para os alunos hábitos sustentáveis que contribuem para um dos recursos naturais mais importantes do planeta, a terra
Manter o solo vivo. Não há como sustentar a vida quando a terra está debilitada e coloca em risco toda a natureza ao seu redor. O assunto foi tema discutido com os estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Profª Ignêz Martins, que colocaram a mão na “massa” e desenvolveram o projeto ‘Solo de Todos’. O objetivo da ação é ensinar para os alunos hábitos sustentáveis que contribuem para um dos recursos naturais mais importantes do planeta, o solo.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter
As ações foram realizadas no Centro de Pesquisa e Educação Ambiental. A primeira etapa da visita foi uma palestra com os biólogos Regiane Carvalho de Moraes e Caio Felipe Ferreira, que falaram sobre os cuidados com o solo. “Eles foram super participativos, interagiram bastante”, conta Regiane. Foi abordada também a importância da manutenção da vegetação nativa, pois ela é responsável por conter a erosão e manter o solo fértil.
Leia mais
Encontrei um animal silvestre, e agora? Instituto Gremar orienta
Alternativa sustentável para descarte de entulhos, Cidade terá quatro Ecopontos
Em seguida, os estudantes conheceram o viveiro de mudas e diferentes espécies nativas do Município. Após isso, apreciaram vários tipos de solo e o que causa essas diferenças, sempre ressaltando o valor de cada um. O biólogo Caio fez um experimento para ilustrar o processo da erosão causada pela água, onde mostrou a importância da vegetação para firmar o solo e desacelerar o processo.
A visita foi concluída com uma rápida dinâmica. As crianças mergulharam suas mãos em um recipiente com lama do mangue, um dos principais ecossistemas do Município, e carimbaram em folhas de papel. Posteriormente, as lâminas seriam penduradas em um painel, garantindo seu compromisso com a segurança do solo.
E para finalizar, os alunos foram presenteados com uma muda de Araçá, espécie natural da região, para poderem cultivar no terreno da escola e acompanharem de perto seu crescimento e o desenvolvimento dos frutos.
Palavras-chave: centro de educação ambiental, meio ambiente, solo, solo de todos, terra
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/12/2024
Confira o expediente da Prefeitura para o feriado de Natal -
20/12/2024
Itanhaém é premiada na 19ª edição da OBMEP Matemática -
20/12/2024
Itanhaém lança Revista Educaita com avanços pedagógicos da Cidade -
20/12/2024
Itanhaém capacita mais de 1,3 mil pessoas para tornar cidade ainda mais atrativa -
20/12/2024
ITAPrev recebe repasse histórico que fortalece aposentadoria dos servidores municipais