Publicado em: 11/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18

Caravana da Inclusão reúne cerca de 200 pessoas

AÇÃO - O objetivo da ação é promover debates sobre temáticas relacionadas à deficiência e à inclusão

A última quinta-feira (7) foi repleta de emoções. Isso porque a Cidade recebeu a primeira Caravana da Inclusão do litoral e, junto com o evento, inaugurou a nova sede da Secretaria de Turismo. O objetivo da ação é promover debates sobre temáticas relacionadas à deficiência e à inclusão. Por isso foram apresentados os projetos inclusivos que o Município realiza, bem como as ações promovidas pelo Estado, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento reuniu munícipes e autoridades de Itanhaém e de diversas cidades da região.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

“É uma alegria dupla receber a Caravana da Inclusão em nossa Cidade e por inaugurar mais um espaço público”, destaca o prefeito do Município, Marco Aurélio Gomes. “Dizem que governar é definir prioridades. E apesar do programa Mais Itanhaém investir constantemente em zeladoria, segurança, saneamento e outros, a prioridade das prioridades são os segmentos que mexem com o nosso coração, ou seja, esses projetos que promovem a inclusão”, conclui.

Para recepcionar a população, os integrantes da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) prepararam um recheado café da manhã. Além disso, estandes com o projeto de audiolivros, da Praia Acessível e da Associação dos Amigos da Pessoa com Deficiência – Receber Doar, Doar Receber (RDDR) estavam à disposição do público para que fosse possível conhecer mais os projetos. Uma exposição com peças do programa Moda Inclusiva, do Governo do Estado, também fez parte do cenário.

O que vai fazer neste sábado? Que tal tudo? Mutirão oferece diversos serviços em um dia

Para a presidente do Centro de Orientação aos Deficientes de Itanhaém (CODI), Berenice Souza, o mais importante de tudo é a própria existência da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência: “ela centraliza as preocupações governamentais da pessoa com deficiência, então é um estímulo a mais para a Cidade. Por isso parabenizo a secretária Célia Leão pela atitude e o prefeito Marco Aurélio por sediar”.

Muita emoção tomou conta do evento com apresentações de Libras, da EM Olga Lopes, de poesia e música do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de dança, do grupo da melhor idade da Associação de Dança de Itanhaém (ADI) e de canto, do Centro de Orientação aos Deficientes de Itanhaém (CODI). Além disso, os representantes da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência explicaram quais os principais focos e ações que fazem parte da pasta.

Segundo a secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Célia Leão, Itanhaém é uma cidade muito especial para ela, pois foi onde sua vida se transformou: “estou muito feliz de estar aqui. Neste ano, nossa Caravana chegou ao interior e agora no litoral”. O objetivo da Caravana é que as ações de inclusão sejam replicadas em diversos locais: “ver todas as apresentações é muito importante, pois as palavras convencem, mas o exemplo arrasta. Quanto mais acessível o mundo se tornar, menor é a minha deficiência”, completa a secretária.

Palavras-chave: , , , ,