Publicado em: 22/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18

Itanhaém realiza programação especial ao Dia da Consciência Negra

SÁBADO - O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Itanhaém preparou uma programação especial com diversas atividades

Entre as apresentações estão as de danças, toques de orixás, roda de samba, de capoeira, de teatro e palestras

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado todo dia 20 de novembro, um evento será promovido neste sábado (23) pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Itanhaém (CMPIR). O órgão preparou uma programação especial com diversas atividades, além de um debate a favor da Lei n° 7716 de 5 de janeiro de 1989 que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. A festividade será gratuita e acontecerá na Praça Narciso de Andrade, das 13 às 18 horas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Na ocasião, o público poderá ouvir os hinos: Nacional, de Itanhaém e da Negritude, tudo ao som dos atabaques da Umbanda, que serão interpretados por Kailin Suenos. Haverá ainda palestras de autoridades municipais e estaduais, intervenções culturais, apresentações de danças, toques de orixás e exposição do projeto cultural ‘Todos São Filhos do Vento’.

Mês da Consciência Negra tem programação especial em Itanhaém
Exposição mostra a triste consequência do racismo no Brasil

A programação seguirá com roda de samba com o mestre Rubinho, a mostra de dança afro-brasileira maculelê e do grupo Associação de Capoeira Beija Flor, além da peça teatral ‘Menina Pretinha Linda de Laço de Fita’, do grupo Galpão Teatro de Itanhaém. As pessoas poderão apreciar uma exibição do grupo Educq, com a autora do projeto Rúbia Correia, sob o tema: ‘Uma Composição Africana, de Raiz e Sangue que Pertencemos’.

Para o encerramento do evento, haverá uma passeata com banho de água de cheiro até o Cruzeiro do Mosteiro. O CMPIR recomenda que o público leve flores para homenagear os ancestrais e que compareçam vestidos de branco (opcional).

Palavras-chave: , , , , , ,