Publicado em: 10/12/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:16

Eleitos em outubro, vereadores mirins são diplomados no Fórum de Itanhaém

EM 2020 - A posse será realizada em fevereiro do próximo ano, na Câmara Municipal de Vereadores

A diplomação dos 11 vereadores titulares e os seus 11 suplementes aconteceu no Salão do Júri do Fórum de Itanhaém

Assim como acontece no processo eleitoral tradicional, os dez vereadores mirins de Itanhaém, eleitos no pleito realizado em outubro nas escolas municipais, foram diplomados na última semana e agora aguardam a posse oficial que acontecerá em fevereiro do próximo ano.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A Cerimônia de Diplomação aconteceu no Salão do Júri do Fórum de Itanhaém e contou com a presença de autoridades, familiares e apoiadores dos jovens parlamentares e seus suplentes.

Os novos vereadores mirins foram eleitos em uma disputa que teve mais de 120 candidatos e cerca de 4.500 eleitores. Neste caso, os eleitores foram os próprios colegas de escola, que escolheram os candidatos com as melhores propostas nas áreas de educação, cultura, esportes, cidadania, entre outros.

Confira mais fotos

A diretora do Fórum de Itanhaém, a juíza Helen Cristina de Melo Alexandre, o vice-prefeito Tiago Cervantes, o presidente da Câmara de Vereadores Hugo Di Lallo e o secretário de Educação Cultura e Esportes, Douglas Luiz Rodrigues, acompanharam a cerimônia.

Autor da lei que criou o Câmara Mirim, Hugo Di Lallo comemorou o resultado do projeto. “Fiquei muito feliz com o engajamento da comunidade escolar. Professores, alunos e todos profissionais da educação se envolveram nesse processo eleitoral. Fiquei mais contente ainda quando vi o conteúdo das propostas dos estudantes para melhorar a vida de quem mora em Itanhaém”, disse o presidente da Câmara. Com certeza,

Política como mudança

Foi em setembro deste ano, participando de outro projeto que incentiva o engajamento dos jovens na política, o Conhecendo os Poderes, que Maria Luisa Estevam Neves, de 13 anos, começou a ter ideias de melhorias para o Município. Naquele dia ela teve um gostinho do que é ser vereadora por um dia. Gostou tanto que se candidatou e foi eleita vereadora mirim com 430 votos.

“Do mesmo jeito que os vereadores abriram as portas para nós (estudantes) pretendo fazer o mesmo com os meus colegas”, disse Maria Luisa.  A jovem desenvolveu um projeto pensando na segurança da E.M Silvia Schiavon Marasca e também de toda a Cidade.

Com a inauguração de nova escola, Prefeitura avança em grandes investimentos

Projetos da 7ª Mostra de Robótica usam a tecnologia para melhorar o dia a dia das pessoas

A mãe de Maria Luisa, Claudia Roberta Estevam, era só orgulho e satisfação na cerimônia de diplomação e já sonha com o futuro político da filha.  Ela contou que ajudou na confecção dos cartazes da campanha e deu todo apoio que a jovem precisava. “Ela sempre foi uma garota muito estudiosa e dedicada. É o orgulho da família”, disse Claudia. A tia, o avô e o primo da vereadora mirim também acompanharam a cerimônia de diplomação.

O parlamentar mirim eleito pela E.M Maria da Conceição Luz, Wesley Pedro Castaldelli, de 15 anos, apresentou durante a sua campanha projetos voltados à conscientização ambiental. No dia da diplomação, ele confessou que acordou muito ansioso, mas no final da cerimônia disse: “Estou preparado para ajudar a minha escola e o meu bairro com as minhas ideias e com o que for preciso”, discursou o novo vereador mirim.

Também participaram o juiz Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho e os vereadores Carlos Antônio Ribeiro, o Dr. Carlos, Silvio César de Oliveira, o Silvinho Investigador, Wilson Oliveira e Alder Ferreira Valadão, o Dr. Alder.

Confira os alunos eleitos

E.M Bernardino de Souza Pereira:

Vereadora Mirim: Luana Lima Gomes (8°E) 199 votos

Suplente: Vinícius Alves Lima (8°D) 179 votos

E.M Maria Conceição Luz:

Vereador Mirim: Wesley Pedro 65 votos

Suplente: Geovana Moraes 53 votos

E.M Maria Aparecida Soares Amêndola:

Vereador Mirim: Laura Júlia Bellon Assunção (8°B) 66 votos

Suplente: Larissa Alves Chagas Felizardo (8°C) 38 votos

E.M Noêmia Salles Padovan:

Vereador Mirim: Eduardo Henrique (7°) 98 votos