Serviços
acessibilidade



Publicado em: 04/02/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:38
[email protected]

Você já fez o exame preventivo este ano? Procure a USF mais próxima de sua casa

SAÚDE FEMININA - Exame possibilita a descoberta do câncer de colo de útero ainda em estágio precoce



De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve realizar o preventivo periódico

Compartilhar:

Você, mulher com 25 anos ou mais, já fez o exame preventivo para o câncer de colo de útero (papanicolaou) este ano? Se sua resposta foi não, já é hora de realizá-lo na Unidade de Saúde de Família (USF) mais próxima de sua residência. O exame possibilita a descoberta do câncer de colo de útero ainda em estágio precoce, permitindo o tratamento o quanto antes. Todas as USFs realizam o procedimento, porém, é necessário se informar na unidade mais próxima de sua casa, pois cada USF possui sua programação semanal.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

“Simples e rápido, o exame colhe células do colo do útero para análise em laboratório”, explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Fábio Crivellari Miranda. Segundo ele, além do papanicolaou possibilitar a descoberta do câncer de colo do útero em estágios iniciais, no momento do exame da mulher também é possível identificar lesões causadas pelo HPV.

 É importante frisar que as USFs funcionam de segunda a sexta-feira e realizam o exame por livre demanda em dias específicos. Devido à necessidade de preparo prévio das mulheres, elas devem se informar do dia em que sua USF de referência realiza o procedimento para comparecer na data informada seguindo as recomendações necessárias e portando RG, CPF e cartão SUS.

Leia mais
Em chuvas de verão, fique alerta quanto à leptospirose; conheça modos de prevenção
O perigo pode estar em casa: 80% dos focos do mosquito Aedes Aegypti estão em residências

 Segundo a diretora da Rede de Atenção Básica, Lenise Teixeira, o preventivo é um dos exames mais importantes para a saúde da mulher, por isso é importante que a população de Itanhaém se conscientize quanto à sua realização: “o exame serve para encontrar de maneira adiantada lesões ou alterações do tecido uterino que apontem a presença do HPV (vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer). Além disso, o exame físico da mulher também pode encontrar infecções sexualmente transmissíveis como a candidíase”.

DADOS

De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve realizar o exame preventivo periódico, principalmente aqueles que possuem entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

 Confira o endereço das USFs:

Unidade de Saúde da Família (USF) Endereço
USF Belas Artes Rua Henrique Júlio Lima, 112 – Belas Artes
USF Centro Av. Tiradentes, 98 – Mosteiro
USF Coronel Av. Domingos Perez Domingues, 734 – Jd. Coronel
USF Gaivota Av. Flacides Ferreira, 500 – Gaivota
USF Grandesp Av. Alemanha, sem número – Jd Santa Júlia
USF Guapiranga Rua Baltazar Sebastião Ribeiro Nicolini, 394 –  Umuarama
USF Loty Rua Alameda Guaraçai, s/n – Campos Elíseos
USF Oásis Rua Estanislau Gerônimo, 418 – Oásis
USF Savoy Rua Jaime Lino dos Santos, 290 – Savoy
USF Suarão Avenida Padre Teodoro Ratisbone, 921 – Suarão

 


Palavras-chave: , , ,