Serviços
acessibilidade



Publicado em: 19/02/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34
[email protected]

Semana de Integração da CIPA capacita profissionais na prevenção de acidentes

SEGURANÇA - A iniciativa consistiu na capacitação da comissão para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais



A palestra e diplomação aconteceram no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes

Compartilhar:

A Semana de Integração e Treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) terminou nesta quarta-feira (19) com a diplomação de diversos profissionais, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A semana serviu para capacitar a comissão para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais da CIPA a auxiliar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Foram abordados temas como Legislação Trabalhista, Acidentes de Trabalho, Higiene Ocupacional, Organização da CIPA, Primeiros Socorros, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Depressão relacionada a atividades laborais, Vigilância em Saúde em órgãos públicos e Exercício Físico.  

Leia mais
Confira o expediente da Prefeitura durante o período de Carnaval

No encerramento, a fisioterapeuta e professora de educação física da E.M Silvia Marasca Ana Lucia Storai ministrou a palestra ‘A Importância da Atividade Física para os Trabalhadores’. “É muito importante as pessoas praticarem atividade física porque previne uma série de problemas de saúde. Isso traz benefícios também no ambiente de trabalho. Quem se exercita tem mais disposição e tem menos lesões”, explicou a profissional.

O evento contou com a presença do secretário de Administração Wilson Carlos do Nascimento, que fez um agradecimento pela dedicação e o empenho dos servidores que participaram. “É de extrema importância a prevenção de acidentes de trabalho, todos que estão aqui hoje são funcionários engajados e comprometidos. Essa formação é uma conquista e também demonstra que nós estamos sempre atentos e preocupados em estar de acordo com a legislação e com o bem estar dos nossos servidores”, disse Wilson Carlos.

CIPA E SESMT

A diferença principal entre os dois órgãos internos da empresa consiste no fato de que o SESMT é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho, enquanto a CIPA é uma comissão formada por membros que representam os trabalhadores e outros que representam o empregador, para que possam juntos observar todos os requisitos de segurança que garantem a integridade física dos trabalhadores.


Palavras-chave: , , , , , ,