Publicado em: 19/02/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

Praias da Cidade estão 100% balneáveis neste fim de semana

PRÓPRIAS PARA BANHO - CETESB faz avaliação das praias semanalmente, coletando amostras de água do mar nos fins de semana

Verão é a melhor época para sair de casa, curtir as paisagens naturais e aproveitar um mergulho no mar. Por causa disso, a atenção se volta para as condições da qualidade das águas. E a Companhia Ambiental de São Paulo (CETESB), responsável pelo monitoramento de balneabilidade no mar do litoral paulista, divulgou um boletim do município em que todas as praias da Cidade estão próprias para banho. O período de amostragem é de 12 de janeiro de 2020 a 9 de fevereiro de 2020.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Campos Elíseos, Suarão, Parque Balneário, Praia dos Pescadores, Jardim Cibratel, Praia dos Sonhos, Jardim São Fernando, Suarão, Estância Balneária, Balneário Jardim Regina, Balneário Gaivota e Centro são as doze praias aprovadas. O resultado garante aos visitantes um ambiente agradável para lazer e atividades esportivas.

NÃO JOGUE LIXO NA AREIA

Segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterre, o mundo está sendo inundado por resíduos plásticos prejudiciais. “Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas acabam nos oceanos”, explicou Guterre, ao site oficial da Organização. Por isso, é necessária a mudança deste cenário. Ela começa com a atitude de cada um. Porém, para que as paisagens estejam sempre limpas e saudáveis, é necessário que os banhistas tomem cuidados na hora de curtir o local, pois atitudes inadequadas podem acarretar danos irreversíveis à natureza. Então, aproveite o mar com responsabilidade, recolha seu lixo e garanta, assim, seu retorno ao local.

QUALIDADE DA ÁGUA

A CETESB faz a avaliação das praias semanalmente, coletando amostras de água do mar nos fins de semana, em 167 pontos, distribuídos em 150 praias de Ubatuba a Ilha Comprida. A prova é realizada por uma equipe de técnicos que parte de pontos estratégicos, localizados no litoral norte e sul do estado. Em cada praia, o técnico entra no mar, até a altura da cintura, e coleta a água em um frasco esterilizado a 20 cm abaixo da superfície. Depois de percorrer as praias, as amostras são levadas para os laboratórios das Agências Ambientais de Cubatão e Taubaté, para a realização de análises microbiológicas.

Palavras-chave: , , , ,