Publicado em: 20/02/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

Tendas do Verão no Clima trazem atividades de conscientização em relação ao lixo nas praias

RECICLAGEM - O descarte adequado de resíduos mantém as praias limpas e preserva a vida marinha

Desde a primeira semana de janeiro, as tendas do Verão no Clima estão montadas nas Praias dos Sonhos e do Centro com trabalhos de conscientização ambiental. O principal foco é a reciclagem, o lixo deixado na praia e seu impacto na vida marinha. As atividades continuarão ocorrendo até a próxima quarta-feira (26), após o Carnaval.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O projeto é executado em três frentes: conscientização, coleta de resíduos e reciclagem. Durante o período que os estandes estão montados, os monitores abordam pessoas que estão passando ou aproveitando a praia para explicar a importância de recolher o lixo e não deixar rejeitos para trás.

Suspensas em uma das laterais da tenda há uma rede com os lixos encontrados na praia pelos monitores. Com os materiais utilizáveis encontrados, como garrafas PET, tampinhas de plástico, embalagens tetra pack e latinhas, por exemplo, são feitos brinquedos, colares e máscaras de Carnaval, mostrando que o lixo pode ter outra destinação que não o descarte.

“É importante mostrar como a mudança de pequenos hábitos pode fazer uma grande diferença, como jogar seu lixo no lugar correto ou recolher os que estão na praia, mesmo que não tenha sido você que jogou. O acúmulo de lixo no mar pode causar a morte de diversos animais marinhos como tartarugas e golfinhos”, destaca a chefe de equipe das tendas, Fernanda Ramos Fernandes de Oliveira.

Esta é a terceira edição do Verão no Clima, que acontece sempre nos primeiros meses do ano, pois a época de temporada acaba sempre sendo um desafio para as cidades litorâneas. O contingente populacional chega até a triplicar em certos casos, o que aumenta também a quantidade de lixo deixado nas praias.

Palavras-chave: , , , , , ,