Serviços
acessibilidade



Publicado em: 28/02/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34
[email protected]

Centro de Educação Ambiental recebe capacitação para o plantio de árvores em calçadas

ARBORIZAÇÃO - Os agrônomos Paulo Pantel e Thais Muraro abordaram questões relacionadas aos benefícios e ao processo prático de um plantio



Após a palestra, eles foram guiados ao Espaço Teia da Vida e acompanhados por Pantel

Compartilhar:

Quais as técnicas para plantar uma árvore na calçada de casa? Quando plantadas incorretamente, as raízes podem trazer dores de cabeça no futuro. Por isso, o Centro de Educação Ambiental ofereceu aos estagiários, no último dia 20, orientação sobre o assunto, que contribui para a redução da poluição do ar e tem funções ecológicas e ambientais. Os agrônomos Paulo Pantel e Thais Muraro abordaram questões relacionadas aos benefícios e ao processo prático de um plantio.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

“O ideal seria que a educação ambiental viesse cedo. Se desde muito nova a pessoa já está em contato com temas ambientais, sabendo preservar o meio ambiente, ela crescerá com hábitos mais saudáveis e com uma maior consciência ecológica”, afirmou Paulo Pantel, ao fim da apresentação.

As árvores urbanas possuem diversas vantagens para as pessoas e o meio ambiente: em estações quentes, ameniza temperaturas muito altas e filtra as poluentes do ar. Comuns em ambientes urbanos, elas preservam a vida de animais e de outras plantas, além de valorizar a região financeiramente.

Para efetuar o plantio de uma árvore de forma correta é necessário que a cova (canteiro) respeite as dimensões 60cm x 60cm, por 80cm de profundidade. Se possível, acrescentar substratos nutritivos, como adubos, na terra antes de devolvê-la para preencher o espaço. A muda deve ser posicionada no centro do canteiro para que suas raízes tenham espaço para crescer livremente.

Na segunda etapa do curso todos foram guiados ao Espaço Teia da Vida e acompanhados por Pantel. Lá, os estagiários plantaram uma muda seguindo os passos descritos na apresentação, desde a preparação da terra ao posicionamento do tutor, que garante que a planta fique ereta. “Foi uma experiência muito boa. O aprendizado é sempre bem-vindo, a gente sempre ganha”, comentou Samuel da Silva Santos, um dos participantes.


Palavras-chave: , , , , ,