Publicado em: 28/02/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

Equipe da saúde traça diretrizes e intensifica orientação

ESTRATÉGIAS - Medidas estão sendo tomadas de acordo com o Plano de Contingência do Estado de São Paulo para a Infecção Humana pelo novo Coronavírus

Estratégia é realizar monitoramento adequado da população por meio de uma vigilância ativa para detecção precoce da doença

Com os casos de coronavírus (COVID-19) confirmados no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde vem articulando ações de preparação e enfrentamento da doença. Representantes da Rede Municipal de Saúde se reuniram para estabelecer um protocolo interno sobre o coronavírus, de acordo com orientações da equipe de Vigilância Epidemiológica, que passou por treinamento regional com Grupo de Vigilância Epidemiológica de Santos (GVE XXV).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

“Queremos tratar o assunto com calma e muito cuidado, por isso, estamos intensificando o conhecimento da equipe técnica para que ela saiba diferenciar um quadro gripal comum de um suspeito de coronavírus. Além disso, os profissionais de todos os equipamentos de saúde do Município estão sendo orientados quanto ao manejo de pacientes suspeitos”, destaca o secretário de Saúde, Dr. Fábio Crivellari Miranda.

Foram pré-estabelecidos os fluxos de atendimento, exames e os modos de prevenção com a demanda constante de pacientes. As medidas estão sendo tomadas de acordo com o Plano de Contingência do Estado de São Paulo para a Infecção Humana pelo novo Coronavírus. Desta forma, todas as unidades de saúde do Município serão cientificadas e preparadas para minimizar a disseminação do novo vírus.

A estratégia é realizar o monitoramento adequado da população por meio de uma vigilância ativa capacitada para a detecção precoce da doença, bem como isolamento e manejo apropriados aos pacientes com suspeitas.

Todos contra o mosquito Aedes Aegypti: Prefeitura inicia campanha de conscientização

CORONAVÍRUS

Descoberto em dezembro de 2019, o novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) causa a doença nomeada de coronavírus (COVID-19). Transmissível, a enfermidade causa infecções respiratórias e possui sintomas parecidos com a da gripe, porém, podem causar outras doenças como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento não há informações suficientes e fundamentadas sobre as características da doença. Porém, os sintomas mais conhecidos são febre, tosse e dificuldade para respirar. Desta forma, as orientações de prevenção do Ministério da Saúde envolvem cuidados com a higiene pessoal, como lavar as mãos frequentemente, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Palavras-chave: , , , ,