Publicado em: 03/03/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

Prefeitura e Defesa Civil unem esforços para minimizar os impactos causados pelas chuvas

SEGURANÇA - Equipes de trabalho estão nas ruas desde as primeiras horas do dia, realizando o monitoramento dos pontos mais afetados a fim de restabelecer a normalidade do Município e auxiliar as pessoas que mais necessitam

Qualquer ocorrência, o munícipe deverá entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199

Devido às fortes chuvas que atingiram a Cidade nesta segunda-feira (2), a Prefeitura e a Defesa Civil de Itanhaém estão unindo esforços e montaram um esquema especial de atendimento à população. Equipes de trabalho estão nas ruas desde as primeiras horas do dia, realizando o monitoramento dos pontos mais afetados a fim de restabelecer a normalidade do Município e auxiliar as pessoas que mais necessitam.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Durante os últimos três dias, a Defesa Civil está em estado de atenção e esclarece que não houve desabamentos registrados até o momento, tampouco desabrigados. “Nós estamos de plantão e vigilância contínua desde domingo com todos os setores operacionais de plantão. A orientação é que as pessoas não saiam de casa, só em casos de urgência”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itanhaém, Edgard da Silva.

Edgard esclarece que o acumulado de chuvas das últimas 72 horas é de 238.76 mm. E que o órgão possui grupos que estão acompanhando os índices pluviométricos e as previsões da Marinha do Brasil, bem como estão preparados para qualquer possível ocorrência, mantendo contato direto com outros setores de proteção e segurança. Qualquer ocorrência, o munícipe deverá entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199.

Além disso, a Secretaria de Serviços e Urbanização está com os profissionais nas ruas do Município trabalhando na desobstrução de galerias de bocas de lobo, limpeza de valas e roçada nos pontos mais afetados da Cidade, como nos bairros Tropical, América, Centro e Tupy.

NOTA

Segundo informações da Defesa Civil do Estado, as fortes chuvas que caíram sobre a região da Baixada Santista nesta madrugada provocaram 42 óbitos nas cidades de Guarujá, Santos e São Vicente. Ao menos 36 pessoas continuam desaparecidas. A Prefeitura de Itanhaém lamenta profundamente pelas vidas perdidas e se solidariza com as famílias das vítimas atingidas pelo temporal.

NA REDE

Devido às fortes chuvas, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Coronel permanecerá fechada nesta terça-feira (3). Já na educação, as aulas foram suspensas em parte da rede municipal de Ensino por problemas de acessos às escolas. A medida foi tomada para garantir a segurança de alunos, professores e demais funcionários. No total, 26 unidades não funcionaram nesta terça-feira (03). As chuvas não causaram danos graves escolas e, de acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, até o momento, a previsão é de aula normal nesta quarta-feira (04).

Confira as escolas municipais que tiveram as aulas suspensas: José Teixeira Rosas, Maria da Conceição Luz, Maria da Penha Correa Sanches, Carlos Augusto Guimarães da Silva, Bernardino de Souza Pereira, Lídia Martha Ferriello Gianotti, Maria Graciette Dias, Noêmia Salles Padovan, Elga Reis, Célia Marina Dal Pozzo Borges, Diva do Carmo Alves de Lima, Maria Cristina de Macedo Gomes, Pedrina Pompeu Bastos, Leonor Mendes de Barros, Silvia Regina Schiavon Marasca, Lions Clube, Maria Patrocina Condota, Gioconda Fagá, Shirley Mariano Estriga, Eugênia Pitta Rangel Veloso, Edson Baptista de Andrade, Harry Forssell, Ignez Martins, Luiz Gonzaga Silva Fonseca, Tia Pombinha e Maria Aparecida Soares Amêndola.

AÇÕES PREVENTIVAS

Você sabia que a intervenção humana também reflete diretamente no aumento das chances da ocorrência de enchentes? E sabia que para evitar o problema basta não jogar lixo nas vias? O acúmulo de resíduos descartados nas ruas impede a passagem da água, provocando alagamentos e enchentes. Por isso, além dos trabalhos realizados pela Prefeitura, os munícipes devem se conscientizar sobre a forma correta de armazenar o lixo.

Além disso, a Defesa Civil Estadual disponibiliza gratuitamente alertas via SMS para transmitir informações sobre as condições climáticas e os possíveis riscos na região em que você vive. O intuito é diminuir as chances de vítimas fatais em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios, entre outros fenômenos. Para receber as informações, basta enviar uma mensagem com o número do CEP para o número 40199.

SABESP

A Sabesp informa que as fortes chuvas que caíram na madrugada desta terça (3) na Baixada Santista afetaram os sistemas de abastecimento de água, comprometendo os níveis de reservação e danificando equipamentos que poderão causar interrupção momentânea no tratamento e distribuição de água nos municípios da região. A companhia, desde o início da noite de segunda (2) e madrugada de terça-feira (3), mantém equipes em toda a região para a regularização dos sistemas de água e esgoto. Para que a população não sofra com o desabastecimento, a Sabesp pede economia da  água reservada nas caixas d’água.

DOAÇÕES

Em Itanhaém, o Fundo Social de Solidariedade está de portas abertas para receber doações. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 13 às 16 horas, na Rua Cunha Moreira, 61, no Centro. Além disso, o Centro de Referência da Assistência Social das regiões também recebem doações.

CRAS OÁSIS – Centro de Referência da Assistência Social

Rua José Batista Campos, 1572 – Oásis