Publicado em: 19/03/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

Como medida preventiva, Prefeitura fecha academias, templos e proíbe acesso à praia

PROTETIVA - Algumas ações passam a valer a partir desta sexta-feira (20)

O anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira (19) nas redes sociais

Após medidas preventivas divulgadas no início da semana, os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista e representantes do Governo do Estado de São Paulo se reuniram, por videoconferência na manhã desta quinta (19), para adotar novas ações protetivas para conter a transmissão do novo coronavírus na Região. O Comitê Metropolitano determinou o fechamento de hotéis, galerias, pousadas, academias, templos e casas noturnas, além de  restringir o acesso total à faixa de areia de todas as praias.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) estabeleceu algumas determinações para o setor de comércio da Cidade, como a redução de 30% de cadeiras e mesas nos estabelecimentos e o incentivo ao delivery para pedidos de refeição e demais produtos a partir desta sexta-feira (20). A medida proíbe o acesso às praias a munícipes e turistas, incluindo comércio ambulante, barracas, cadeiras e guarda-sol.

O Comitê definiu campanha para desestimular o uso do Sistema Anchieta-Imigrantes para a Região. O objetivo da ação é preservar o sistema de saúde local e a comunidade. Integram na determinação restrição total do funcionamento da rodoviária, exceto para profissionais de saúde, assistência social e segurança.

Outra determinação importante é a proibição de hóspedes em hotéis, pousadas e colônias na Baixada Santista a partir desta quinta-feira (19) e suspensão das atividades a partir de segunda-feira (23). Dentre as novas ações a serem tomadas, o controle dos imóveis vazios e de uso ocasional para evitar a circulação de pessoas na Região durante a quarentena. O Comitê suspenderá também o atendimento de rotina mediante agendamento das unidades básicas, com exceção de projetos estratégicos como, por exemplo, o pré-natal.

INÍCIO DA SEMANA

A Prefeitura adotou, no último dia 16, medidas preventivas para evitar a disseminação do novo coronavírus (COVID-19). A decisão foi tomada em reunião extraordinária com o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e reforçada pelo prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, em coletiva nas redes sociais. Entre as ações, a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino, de visitas a hospitais e de eventos culturais e esportivos.

Em Itanhaém, além da paralisação das aulas em escolas e creches, outros equipamentos também tiveram suas atividades canceladas desde o último dia 17, como o Grupo Conviver da Terceira Idade, a Casa do Artesão, o Museu Conceição de Itanhaém, a Pinacoteca Municipal, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim e o Espaço Gabinete de Leitura. A retomada da programação só será definida conforme o avanço do coronavírus for contido no estado de São Paulo.

Confira as novas medidas

1- Comércio

Shopping – determinação de fechamento com abertura de serviços essenciais como supermercados e farmácias e controle rigoroso de acesso a partir de sexta-feira (20).
Academia, casas noturnas e Igrejas – determinação de fechamento a partir de sexta-feira (20).

2- Praia

Restrição total de acesso à faixa de areia, incluindo barracas, cadeiras, guarda-sol e ambulantes na praia.

3 – Restaurantes, bares, similares e lanchonetes

Recomendação para os estabelecimentos na Cidade com redução de 30% de cadeiras e mesas. Sem prejuízo de medidas mais restritivas conforme o andamento.
Incentivar o comércio delivery para pedidos de refeição e demais produtos.

4 – Acesso à Baixada Santista

Solicitar ao Estado e à Concessionária  início imediato de campanha de divulgação e conscientização no sistema Anchieta/Imigrantes para desestimular que as pessoas venham à região, com o objetivo de preservar o sistema de saúde local e a comunidade.

5 – Rodoviária

Restrição total do funcionamento da rodoviária, observadas as excepcionalidades dos profissionais com serviços essenciais como de saúde e segurança. Será encaminhada carta ao governador João Doria  solicitando o atendimento deste pedido por meio da Artesp e concessionária.

6 – Turismo

Determinação de que ninguém mais entra  nos hotéis, pousadas e similares na Baixada Santista a partir desta quinta (19) e determinação de suspensão das atividades a partir de segunda-feira (23), com o objetivo de desestimular o uso turístico da região.

7 – Quarentena

Controle dos imóveis vazios e de uso ocasional para evitar a vinda de pessoas para cumprimento de quarentena na região.

8 – Plano de contingência

Acrescentar pedido de mais 14 leitos de UTI para Bertioga, 10 para Praia Grande, 4 para São Vicente e de 20 para Guarujá.

9 – unidades básicas

Suspender os atendimentos de rotina mediante agendamento das unidades básicas, com exceção de projetos estratégicos, como, por exemplo, o pré-natal.