Publicado em: 11/05/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:32

Itanhaém está entre as 20 cidades do Estado com o melhor índice de isolamento social

MONITORAMENTO - Taxa é baseada em dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento

A população pode acompanhar a situação por bairro, com um mapa que mostra em quais regiões estão localizados os casos confirmados de Covid-19

Itanhaém se mantém entre as 20 cidades do estado de São Paulo com o melhor índice de isolamento social no ranking dos municípios. No último domingo (10), apresentou o registro de 61% dos itanhaenses que aderiram ao confinamento para se proteger. A taxa monitorada pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) é baseada em dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O Sistema mostrou que a taxa subiu nos últimos cinco dias – passou de 56% na última segunda (4) para 61% no domingo (10) – acima, inclusive, da média do Estado, que foi de 53% – no último dia 10. O isolamento evita o avanço do novo coronavírus e, consequentemente, a pressão no sistema de saúde. Pensando nisso, o Governo Estadual prorrogou a quarentena para até o dia 31 de maio às 645 cidades paulistas.

Além de decreto municipal para o funcionamento somente dos serviços essenciais, a Prefeitura manteve, desde o início da pandemia, a população informada com lives nas redes sociais sobre as medidas administrativas tomadas em consonância com o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Itanhaém está cumprindo a sua parte, mantendo o isolamento social acima de 50%, figurando sempre entre os 20 melhores índices do Estado”, ressalta o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, que intensificou a fiscalização do comércio. Ele reforça a importância do isolamento como estratégia para o combate ao coronavírus. “A medida é necessária para salvar vidas”.

MONITORAMENTO

A Prefeitura publica diariamente três boletins informativos no site e nas redes sociais com atualizações sobre casos suspeitos, confirmados e descartados. Os dados incluem ainda o número de pessoas que estão em isolamento domiciliar, em alta hospitalar, aquelas que estão em pós-quarentena (curadas) e internadas, além dos óbitos suspeitos e confirmados com o coronavírus.

O objetivo é o de levar informações às pessoas de forma clara e objetiva, com gráfico que aponta a evolução da doença nos últimos 30 dias. A população também pode acompanhar a situação por bairro, com um mapa que mostra em quais regiões estão localizados os casos confirmados de Covid-19.

ESTADO

O SIMI-SP mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 50% no último dia 9. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento do coronavírus.

IMPACTO

Cálculo elaborado por pesquisadores da USP e da Unicamp estima o impacto de medidas de isolamento social em três estados, entre eles, São Paulo, nos próximos 14 dias. Segundo os dados, se o isolamento feito na última semana for mantido pelas próximas duas semanas, em média, uma vida a cada 1.4 minutos será salva. Os números completos e detalhes do estudo estão disponíveis neste link.

Palavras-chave: , , , ,