Publicado em: 22/05/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:32

Itanhaém aplica 3ª etapa da pesquisa com testes rápidos para Covid-19

ATÉ SEXTA - Além de avaliar a evolução do coronavírus na Baixada Santista, o resultado dos exames servirá para traçar estratégias para novas ações e programas de prevenção

Em Itanhaém, equipes formadas por motoristas, agentes de endemias e enfermeiros farão a coleta de dados por meio de visitas domiciliares

Até sexta (29), a Secretaria Municipal de Saúde aplica a terceira etapa da pesquisa com testes rápidos para descobrir a taxa de infecção por Covid-19. O objetivo é ampliar a capacidade de apontar, por amostragem, o percentual de pessoas que desenvolveram anticorpos. Além de avaliar a evolução do coronavírus nos nove municípios do litoral paulista, o resultado dos exames servirá para traçar estratégias para novas ações e programas de prevenção.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Confira aqui as imagens no Flickr

O estudo, financiado pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) em parceria com as universidades e secretarias de saúde, entrevistará e testará cerca de 10 mil pessoas em toda a Região. Já foram realizadas duas etapas deste trabalho com aproximadamente 5 mil pessoas testadas.

Em Itanhaém, cinco equipes formadas por motoristas, agentes de endemias e enfermeiros farão a coleta de dados por meio de visitas domiciliares. Em cada residência sorteada para a amostra um morador participará do estudo. Até o momento, duas etapas já foram realizadas em Itanhaém, com ótima aceitação por parte da população.

Todas as pessoas selecionadas para o teste serão informadas sobre o objetivo da pesquisa, riscos e vantagens. O material e informações só serão coletados após assinatura do termo de consentimento. Os testados receberão o resultado do exame na hora e por escrito.

De acordo com o resultado do teste, a Secretaria Municipal de Saúde tomará as providências necessárias e os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde. As medidas de segurança biológica também serão adotadas, de forma a garantir a proteção da saúde dos entrevistados e dos integrantes das equipes de campo que atuam na coleta dos dados e do material. Os profissionais estarão devidamente paramentados, com máscaras, luvas, jalecos e protetores faciais, além de crachá de identificação.

A pesquisa envolve risco mínimo para a saúde dos participantes, pois consiste na aplicação de um questionário curto e realização de teste rápido. Se houver qualquer desconforto, o participante poderá deixar de participar a qualquer momento, conforme previsto no termo de consentimento.

Palavras-chave: , , , ,