Serviços
acessibilidade



Publicado em: 29/06/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:30
[email protected]

Itanhaém terá novo espaço de acolhimento às pessoas em situação de rua

SOCIAL - A unidade contará com canil, lavanderia, dormitórios, salas de atendimento e administrativas, recepção, almoxarifado, banheiros com chuveiros, além de horta comunitária



A sede terá salas de aulas com atividades que estimulam a autoestima, como oficinas de pintura, de pneus, de junco, entre outros

Compartilhar:

Estruturado e equipado para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando o incentivo ao empreendedorismo e da reinserção do usuário no mercado de trabalho, o novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) será entregue nas próximas semanas. A expectativa é de que na nova sede sejam realizados por mês cerca de 60 atendimentos técnicos na Rua Manoel Francisco Lisboa, no Belas Artes, o antigo CETPI.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O Centro POP, vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, é um equipamento de referência para a proteção e o auxílio à população em situação de rua. O espaço com 1095 m² contará com canil, lavanderia, dormitórios, salas de atendimento, de convivência, de reuniões e administrativas, além de recepção, almoxarifado, banheiros com chuveiros e espaço externo para o cultivo de horta comunitária.

Leia mais
Fundo Social lança campanha para arrecadar cobertores novos
Últimos dias: Doação do IR para o Programa Destinação Criança vai até terça

No local, as pessoas terão três refeições diárias com direito a banho e passarão por triagem que dá acesso ao serviço de referência multidisciplinar com avaliação por assistente social, psicóloga e auxiliar de enfermagem, à documentação civil, encaminhamento para rede socioassistencial e setorial (CAPS AD, USF, entre outros) e o cadastramento no CadÚnico, para, posteriormente, chegarem à Casa de Acolhimento Fênix.

O projeto Fênix atenderá 30 usuários por mês e tem como objetivo realizar a reinserção de volta à sociedade e no mercado de trabalho, além do incentivo ao empreendedorismo. As novas instalações do Centro Pop obedecem às normas técnicas de acessibilidade, que contarão com salas de aula onde os atendidos participarão de grupos de conscientização, de atividades que estimulam a autoestima, rodas de conversa, de música, oficinas de pintura, de pneus, de junco, entre outros.

“Nós buscamos restabelecer a consciência da população sobre o morar nas ruas, resgatando a recordação afetiva por meio de atividades, incentivando o indivíduo a voltar para a sua família e casa,” esclarece a coordenadora do Centro Pop e da equipe de abordagem social Maria Janete Andrade.


Palavras-chave: , , , ,