Publicado em: 03/07/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:30

Poda ou corte de árvore? Saiba como realizar o procedimento corretamente

MEIO AMBIENTE - Quanto à poda, o morador tem autonomia para realizar a tarefa sem a necessidade de aprovação do Município

Cortar ou podar a árvore? A arborização é um tema importante dentro da área urbana, sendo a diminuição da poluição seu maior benefício. Diante deste cenário, surgem dúvidas em como realizar esse processo de forma correta. No caso de corte, é necessária uma autorização, sob pena de multa e reparação do dano para quem fizer de forma irregular. Quanto à poda, o morador tem autonomia para realizar a tarefa sem a necessidade de aprovação do Município, desde que seja poda de formação, limpeza, adequação ou emergência.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter , no Youtube e no Flickr

A pessoa, no entanto, não pode deixar os resíduos da poda da árvore na frente do imóvel ou em terreno abandonado, pois fica suscetível a multa. O correto é contratar uma empresa especializada para realizar o procedimento ou um serviço de caçamba. No caso de árvores de calçada que estiverem encostando-se aos fios de eletricidade, é necessário acionar a empresa de energia elétrica Elektro.

CORTE

Para o procedimento, o munícipe deverá fazer a compensação ambiental, que varia de acordo com a espécie, se é nativa ou exótica. Desde o mês de abril, este sistema é realizado pelo Simples Ambiental, que é feito de forma online por meio do licenciamento ambiental municipal. Nele, o interessado poderá acompanhar todo o processo pela internet, recebendo por email os relatórios técnicos e a autorização.

Com a mudança deste esquema, diminuiu-se o tempo de análise do pedido e tornou-se desnecessária a ida presencial até o departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, que antes era obrigatória. Os interessados podem fazer o pedido de autorização para corte de árvore por meio do site http://online.itanhaem.sp.gov.br/sigonline/#dashboard, clicar em Simples Ambiental e preencher os campos solicitados.

Palavras-chave: , , , , , ,