Publicado em: 22/07/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:30

Campanha de vacinação contra sarampo vai até agosto; pessoas de 30 a 49 anos são prioridades

VACINA - Além do sarampo, a dose também protege de doenças como rubéola e caxumba

As vacinas são aplicadas nos postos de saúde do Município

A Secretaria Municipal de Saúde realiza a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 31 de agosto (segunda-feira). O grupo prioritário para receber a vacina é formado por pessoas dentro da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, entre 30 e 49 anos. Além do sarampo, a dose também protege de doenças como rubéola e caxumba. A imunização está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta, conforme tabela abaixo com os horários.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Também é intensificada a vacinação para a população de 6 meses a 29 anos, que é seletiva, ou seja, passará por avaliação da situação vacinal e, se for necessário, receberá uma dose da vacina, exceto bebês com menos de 6 meses, pessoas imunodeprimidas e gestantes. A doença é infecciosa e altamente contagiosa e, se não tratada com os cuidados necessários, poderá deixar sequelas e até levar a óbito.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes, podendo ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. Os sintomas se manifestam por meio de mal-estar intenso, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupidos e febre acompanhada de tosse.

Confira dos locais de vacinação:

HORÁRIO LOCAL ENDEREÇO
Das 8h às 16h USF LOTY Rua Alameda Guaraçai, s/n – Campos Elíseos
Das 8h às 12h e das 13h às 16h USF SUARÃO Avenida Padre Teodoro Ratisbone, 921 – Suarão
Das 9h às 16h USF SAVOY Rua Jaime Lino dos Santos, 290 – Savoy
Das 8h às 12h e das 13h às 16h USF OÁSIS Rua Estanislau Gerônimo, 418 – Oásis
Das 8h às 16h USF CENTRO Avenida Tiradentes, 98 – Centro (Entrada pelo portão lateral)
Das 8h às 16h USF BELAS ARTES Rua Henrique Julio de Lima, 112 – Belas Artes
Das 8h às 16h USF GUAPIRANGA Rua Baltazar Sebastião Ribeiro Nicolini, 394 – Umuarama
Das 8h às 16h USF CORONEL Rua Domingos Perez Dominguez, 734 – Coronel
Das 8h às 12h e das 13h às 16h USF GRANDESP Rua Alemanha, 108 – Santa Julia (Entrada pelo portão lateral)
Das 9h às 16h USF GAIVOTA Rua Flácidez Ferreira, 550 – Gaivota