[email protected]
Banco de Alimentos se destaca como referência ao combate à fome e zero desperdício
AÇÃO - O equipamento recebe em média 75 toneladas de alimentos por ano para atender mais de 2 mil famílias de baixa renda cadastradas no Município
Combater a fome por meio de arrecadação de mantimentos fornecidos por empresas e doar às pessoas em situação de vulnerabilidade social e entidades assistenciais cadastradas no Município. Este é apenas um dos objetivos do Banco de Alimentos, importante equipamento público de referência nacional em programas de segurança alimentar, que recebe em média 75 toneladas de alimentos por ano para atender mais de 2 mil famílias ao mês com zero desperdício.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
O Banco atua desde 2007 no combate à fome e ao desperdício de alimentos, que são arrecadados por meio de empresas, indústrias, supermercados, varejões e pelos 64 pequenos produtores locais que fornecem hortifrúti como legumes, verduras e frutas por meio do Programa de Aquisição da Agricultura Familiar (PAA). Os mantimentos que chegam passam por triagem pela equipe que seleciona, separa e entrega os alimentos às famílias de baixa renda cadastradas no programa.
Leia mais
Alimentos frescos e saudáveis todos os sábados na Feira do Produtor
Voluntárias do Guapiranga distribuem sopa aos necessitados
Os produtos que sobram e que não estão bons para o consumo, mas sem restrições de caráter sanitário, são usados na alimentação de animais que pertencem às entidades que trabalham com a criação de porcos, galinhas, entre outros.
A equipe do Banco é composta por 13 profissionais, entre supervisor, coordenador, nutricionista, manipulação dos alimentos, limpeza, captação, montagem de cestas e controle de qualidade e estagiários
PRÊMIOS
Ao longo dos anos, as ações realizadas pelo Banco de Alimentos renderam a Itanhaém algumas premiações, são elas: Prefeito Empreendedor Sebrae, em 2015; o Prêmio Mário Covas, em 2015 e 2016; e o Prêmio Josué de Castro, em 2017.
Palavras-chave: alimentos, arrecadação, combate, desperdício, fome, pessoas, referência
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/01/2025
Final do Campeonato de Futebol Veterano +49 acontece neste sábado (25) -
21/01/2025
Prorrogada para dia 27 vencimento da cota única e da primeira parcela do IPTU 2025 -
21/01/2025
Itanhaém recebe Encontro Náutico neste sábado (25) -
20/01/2025
Itanhaém recebe 200 moradias do Minha Casa Minha Vida no Tanise -
20/01/2025
Call Center para demandas de iluminação pública entra em operação em Itanhaém