Publicado em: 06/08/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:30

Saneamento: Itanhaém assina contrato com a Sabesp para a universalização dos serviços

INVESTIMENTO - Bairros como Oásis, Corumbá, Cibratel I e II, Belas Artes, Sabaúna, Cesp, Umuarama, Rio do Poço, Tanise e Chácaras Cibratel deverão receber as intervenções

As obras da Rua São Sebastião, no Cibratel II, serão concluídas até o final deste ano

Ampliar o serviço de saneamento básico é prioridade do Governo Municipal. Para a promoção da saúde e qualidade de vida da população, Itanhaém salta de 54% para 65% o índice de abastecimento, coleta e tratamento de esgotos com previsão de término em 2021. A primeira fase do projeto, iniciada em 2019, possui obras já contratadas pela Prefeitura “rumo à universalização até 2030,” promete o prefeito Marco Aurélio Gomes, após renovação de contrato de prestação de serviços com a Sabesp pelos próximos 30 anos. “Isso significa mais saúde e qualidade de vida para as pessoas”.

Para as obras da segunda fase do programa com previsão de início em 2021 e término previsto para 2025, o índice de atendimento de cobertura de coleta de esgotos da Cidade sobe de 65% para 79%, bem como as obras das estações de tratamento existentes serão ampliadas para receber novas vazões de esgotos. A terceira e última etapa, que está prevista para o período de 2025 a 2030, tem como meta, a universalização do saneamento de águas e esgotos do Município. Com isso, Itanhaém se torna 100% operada formalmente pela empresa.

Mais Itanhaém segue cronograma de obras estruturais no Suarão
Obras de pavimentação e drenagem do programa Mais Itanhaém avançam pelos bairros

Este é o maior investimento de saneamento da história da Cidade. São quase 900 milhões de reais firmados com o governo do Estado e a Sabesp. Segundo o chefe do executivo, os trabalhadores que foram contratados pela Companhia para a realização das intervenções que acontecem em diversos bairros, continuarão com seus trabalhos sustentando suas famílias, “é umas das formas do Governo Municipal auxiliar na retomada das atividades”.

Os serviços de saneamento básico são investimentos permanentes. Entre as principais obras priorizadas no cronograma das ações da Cidade está toda a região do Corumbá e do Cibratel I e II, que deverão ser concluídas até o final deste ano. Logo após, bairros como Belas Artes, Sabaúna e Cesp receberão rede coletora de esgoto, tratamento e ruas novas.

Além disso, a Prefeitura fechou com a Sabesp contrato de ampliação do sistema de captação de água do Mambu Branco e toda a coleta e tratamento de esgoto do Oásis, no qual foi feito todo o saneamento básico e a pavimentação de 90% das ruas do bairro. Os outros 10% estão sendo realizados neste momento, com recursos do governo Federal, do Estado e do programa Mais Itanhaém.

No final do Oásis, na divisa com o Rio Itanhaém, estão sendo calçadas todas as ruas que não haviam sido atendidas. Os trabalhos seguem avançando para as vias das marinas, Umuarama, Rio do Poço, Tanise e Chácaras Cibratel.

Palavras-chave: , , , , ,