Publicado em: 26/11/2020 - Última modificação: 21/12/2020 - 20:08

Aplicativo permite aula virtual sem cobrança de uso de dados móveis

REMOTO - O app conhecido como Avaeducaita está disponível para download no Google Play Store, loja de aplicativos do sistema Android

Aplicativo de celular com acesso grátis é para que alunos e professores acompanhem as aulas de forma virtual

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes lançou aplicativo de celular com acesso grátis para que alunos e professores da rede municipal acompanhem as aulas de forma virtual, enquanto as atividades escolares presenciais permanecem suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O app conhecido como Avaeducaita está disponível para download no Google Play Store, loja de aplicativos do sistema Android, e não consumirá os dados de internet do usuário.

O acordo com as principais operadoras de telefonia móvel permite que os serviços utilizados por docentes e estudantes no ambiente virtual de ensino não sejam cobrados. Na plataforma remota os professores podem propor atividades interativas, sala de aula virtual (Google Classroom), Google Formulário e discussão em fóruns. Para os estudantes (1º ao 9º ano), o aplicativo oferece a troca de experiência e de conhecimento.

A ação expande o estudo de maneira remota na plataforma do Google for Education, vinculado ao programa municipal Aprendizado do Futuro, reconhecido em âmbito nacional pelo Prêmio InovaCidade por usar novas tendências tecnológicas que estão mudando o modelo educacional. A premiação ocorreu em 2019 na 7ª edição do Smart City Business Brazil Congress & Expo, na capital paulista.

AMBIENTE VIRTUAL

Hoje, os estudantes têm acesso a dois formatos: Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avaeducaita) e com apostilas impressas disponíveis nas unidades escolares para que os alunos mantenham a rotina de estudos. No ambiente virtual, com software personalizado, a plataforma se mostrou uma grande aliada às atividades educacionais do programa municipal ‘Aprendizado do Futuro’, que desde o ano passado planeja minuciosamente a implantação de um reforço no ensino, quando os primeiros passos foram iniciados com o Google For Education.

APRENDIZADO DO FUTURO

O programa municipal tem como objetivo atrelar tecnologia à programação realizada em sala de aula. Entre os principais investimentos estão à distribuição de notebooks para professores, kits com tablets, lousas digitais e aulas de robótica.

Palavras-chave: , ,