Serviços
acessibilidade



Publicado em: 26/11/2020 - Última modificação: 21/12/2020 - 20:12
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Revitalização da Praça da Gruta, na Praia dos Sonhos, é entregue à população

TURISMO E FÉ - A praça dá acesso à Gruta Nossa Senhora de Lourdes e à passarela da Cama de Anchieta



O local também ganhou o hashtag Itanhaém, do artista plástico Ronaldo Lopes

Compartilhar:

Dando seguimento ao calendário de obras de infraestrutura turística no Município, a Prefeitura entregou na segunda-feira (21), a revitalização da Praça da Gruta que dá acesso à Gruta Nossa Senhora de Lourdes e à passarela da Cama de Anchieta, na Praia dos Sonhos. O local também ganhou o hashtag Itanhaém, do artista plástico Ronaldo Lopes, além da instalação de bancos, postes ornamentais, calçadas em intertravado vermelho, estacionamento em lajota sextavada de concreto e tubulação de drenagem.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Muito procurada por turistas, especialmente no período de alta temporada, o local atrai principalmente por sua beleza e pelos momentos de paz que proporciona, além da vista paradisíaca para as águas do mar que vão de encontro com as rochas.

“Sem dúvida alguma, é um dos locais mais visitados da nossa Cidade. Esta é uma obra importante que vai deixá-la mais bonita e atrativa, e com um melhor acesso para quem visita o local”, enfatiza o prefeito Marco Aurélio Gomes.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Localizada entre as praias dos Sonhos e do Cibratel, atrás do Morro do Paranambuco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde fica a imagem da santa que dá nome ao local, promove o encontro entre o turismo e a fé, pois guarda mais de 50 anos de muita tradição e devoção.

No local, há também a imagem da freira Bernadette Soubirous que, em 11 de fevereiro de 1858, mais ou menos na época de sua primeira comunhão, recebeu sua primeira visão da Virgem. Desde que foi inaugurada, no dia 11 de cada mês é realizada uma missa campal e em 11 de fevereiro, quando comemorado o aniversário de Nossa Senhora de Lourdes, é promovida uma grande missa em sua homenagem.

CAMA DE ANCHIETA

Um dos lugares mais visitados por turistas e moradores que não se cansam de admirar as belezas naturais das paisagens que se apresentam durante todo o passeio, um verdadeiro pedacinho da história de São José de Anchieta, canonizado em 2014, pelo papa Francisco, como o terceiro santo brasileiro. Esta é a passarela que dá acesso à Cama de Anchieta, referência que se tornou um dos principais monumentos históricos da Cidade.

Com uma estrutura de 220 metros de comprimento por 1,60m de largura, a passarela, construída com ipê e materiais derivados do eucalipto ecológico, seguindo as normas de preservação ambiental, é resultado da parceria e dos investimentos da Prefeitura de Itanhaém e das Ilhas Canárias, onde nasceu o jesuíta.

A formação rochosa, que fica entre o costão da Praia da Gruta e a Praia do Sonho, guarda uma lenda que diz que a pedra era o local preferido do padre José de Anchieta, onde ele passava os momentos descansando e buscando inspiração para compor seus poemas e versos.


Palavras-chave: , , , , , , ,