Publicado em: 30/11/2020 - Última modificação: 30/11/2020 - 14:03

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Saúde oferece autotestes de HIV nesta terça

CAMPANHA - A ação ocorre nesta terça (1), na Praça Narciso de Andrade e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), das 10 às 15 horas

Além dos testes, serão distribuídos materiais informativos e preservativos

Para reforçar as ações de prevenção e diagnóstico do HIV e outras ISTs, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, estará distribuindo materiais informativos, preservativos e autotestes de HIV nesta terça (1), na Praça Narciso de Andrade, das 10 às 15 horas, quando é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A ação faz parte da Campanha Fique Sabendo, do Governo do Estado.

Além disso, a população poderá procurar as Unidades de Saúde da Família (USFs) para fazer os testes. Nesta terça (1) e quarta (2) os interessados em fazer os exames deverão procurar a USF do Loty. Já na quarta (2), a ação ocorre nas USFs do Guapiranga e Gaivota. Na quinta (3) será a vez das USFs do Savoy e Grandesp, e pra encerrar, na sexta (4), os testes serão feitos nas USFs do Suarão, Oásis e Coronel. Todas as unidades prestarão os serviços das 9 às 15 horas.

“A pandemia da Covid-19 tem causado forte impacto na oferta de testagem do HIV e da Sífilis no Município. A média mensal de solicitação de testes rápidos caiu aproximadamente 50% em relação aos mesmos meses de 2019. Este ano, a campanha visa retomar e reforçar ações voltadas à prevenção e diagnóstico destas doenças”, esclarece a psicóloga e coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Marinna Mangueira Ciconetti.

O autoteste é indicado para o público considerado com maior vulnerabilidade ao HIV, como: gays, pessoas trans, indivíduos que têm relações sexuais sem camisinha com alguém que seja HIV positivo e que não estejam em tratamento, profissionais do sexo, casais sorodiferentes e para todas as pessoas que desejam realizar.

AUTOTESTE DE HIV

Neste momento de necessidade de diminuição de mobilidade e distanciamento social em decorrência da epidemia do coronavírus, o Programa DST/Aids de Itanhaém está disponibilizando junto ao CINI os autotestes para a população com maior vulnerabilidade ao HIV. O exame é mais uma tecnologia de prevenção disponível gratuitamente, em que, diferentemente dos procedimentos tradicionais de testagem, o próprio usuário é quem realiza, sem o auxílio de um profissional.    Toda pessoa será orientada sobre o funcionamento do teste e o que fazer diante de um resultado positivo.

Palavras-chave: , , , , ,