Publicado em: 03/12/2020 - Última modificação: 03/12/2020 - 10:09

Festa de Nossa Senhora da Conceição terá programação especial

PADROEIRA - Entre as atividades, destacam-se a peregrinação da imagem pelas principais regiões da Cidade de forma motorizada, missas e a tradicional quermesse pelo sistema delivery

O evento reúne centenas de fiéis de diversas gerações com o propósito de propagar a fé, agradecer as graças alcançadas e renovar os pedidos

Nesta terça (8), Itanhaém celebra a tradicional festa religiosa em homenagem à padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Conceição. Entre as atividades, destacam-se a peregrinação da imagem pelas principais regiões da Cidade de forma motorizada, missas e a tradicional quermesse, que acontecerá de sexta (4) a quarta (8) na Praça Narciso de Andrade.

A data é considerada uma das mais importantes do Município, já que o evento reúne centenas de fiéis de diversas gerações com o propósito de propagar a fé, agradecer as graças alcançadas e renovar os pedidos. Neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, o funcionamento das barracas da quermesse será pelo sistema delivery para que os fiéis apreciem as comidas típicas sem aglomeração.

Na terça-feira (8), Dia da Padroeira, nos horários das 10 e 16 horas, acontecerá a missa solene na Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Praça Carlos Botelho, 115, no Centro Histórico. Em seguida, às 17 horas, terá a procissão da imagem de forma motorizada, que percorrerá os bairros do Centro, Vila São Paulo, Anchieta, Ivoty, Guaraú e Mosteiro. O trajeto final encerrará na Igreja Matriz de Sant´Anna, com a celebração da missa de encerramento às 19 horas.

HISTÓRIA

A devoção por Nossa Senhora da Conceição tem sua origem em Portugal, ganhando força quando em 1646, o rei Dom João IV, da dinastia de Bragança, determinou que ela fosse a padroeira do país. De acordo com alguns estudiosos, sua imagem foi trazida ao Brasil pelo colonizador Martin Afonso, há mais de 400 anos, para a ermida do Abarebebê, em Peruíbe, sendo transferida para o Convento Nossa Senhora da Conceição em Itanhaém, em 1671, após muita insistência dos habitantes da Cidade.

Porém, a fé em torno da santa no Município iniciou logo em sua fundação, em 1532, quando a povoação juntamente com Martin Afonso, ergueu uma ermida de barro no monte, onde atualmente encontra-se o convento Nossa Senhora da Conceição. Segundo alguns historiadores, foi a primeira erguida do País.

Sua imagem, assim como de outras santas da Igreja Católica, é cercada por diversas histórias e lendas, sendo uma delas, a mais marcante. Refere-se ao atentado sofrido há anos atrás, que a danificou gravemente devido golpes proferidos com uma barra de ferro. Para tornar possível a restauração, a santa foi levada ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, sendo reconstituída após muito trabalho, pelo Instituto Brasileiro de Patrimônio Cultural.

Palavras-chave: , , , , , , ,