Publicado em: 09/12/2020 - Última modificação: 09/12/2020 - 15:23

Artistas de Itanhaém participam do Revelando SP Online

TRADIÇÃO - O festival é uma ação de valorização da cultura tradicional paulista no qual os municípios do Estado se fazem representar através de suas tradições culturais

Participam da edição 2020, a culinarista Patrícia Ricomini Leitão, os artesãos Marisa Barreiro da Silva, Ricardo Henrique da Silva e Washington Luiz Coutinho

Itanhaém foi selecionada mais uma vez para participar do maior evento de cultura tradicional do Estado de São Paulo, o Revelando SP Online. O festival é uma ação de valorização da cultura tradicional paulista organizada em uma apresentação digital no qual os municípios do estado de São Paulo se fazem representar através de suas tradições culturais. Este ano, devido a pandemia de Covid-19, o evento será online e transmitido através da Plataforma #CulturaEmCasa.

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e a Associação Paulista dos Amigos da Arte, participam da edição 2020 do Revelando SP, a culinarista Patrícia Ricomini Leitão, os artesãos Marisa Barreiro da Silva, Ricardo Henrique da Silva e Washington Luiz Coutinho. Os artistas, que integram o Sistema Único do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) destacarão, através de suas artes e culinária, a identidade do Município. A programação e as datas das apresentações serão divulgadas em breve.

Representando a categoria de culinária, a agricultora familiar Patrícia Ricomini Leitão levou ao Revelando SP sua produção de antepasto do coração da bananeira, uma iguaria pouca conhecida e de extrema importância para a saúde por ser rica em proteínas, minerais e fibras. “Minha participação no evento foi uma experiência única. Poder mostrar um pouco do trabalho que realizo com as bananas da Cidade foi uma honra e muito gratificante”, explica Patrícia.

Na área de artesanato, o artista Washington Luiz Coutinho mostrou sua produção de luminárias feitas em cabaça, técnica conhecida como calado, que com o auxílio de um micro retífica, perfura o material para ser preenchido com miçangas coloridas. E por fim, utiliza uma base em formato de disco de MDF para inserir o bocal e o acendedor da luminária (interruptor/rabicho).

Já a escultora Marisa Barreiro da Silva, produtora de esculturas em arte barroca, apresentou o adorno da pomba da tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Itanhaém. O símbolo representa a fé, a tradição e a cultura, com celebrações e ritos que fazem história há mais de 300 anos na Cidade. Além disso, Marisa mostrou também, a produção das esculturas de São José de Anchieta, Nossa Senhora da Conceição e São Francisco de Assis.

E por fim, o artesão Ricardo Henrique da Silva, produtor de entalhe em madeira com formões, realizou a apresentação da pomba que simboliza a paz e a Festa do Divino Espírito Santo.  “Fiz a exposição explicando detalhadamente como é o processo do entalhe em madeira e ainda, incentivei as pessoas a praticarem o artesanato. Foi uma experiência muito boa que, com certeza, o meu trabalho e de todos que participaram será divulgado”, diz Fernando.

A participação dos artistas de Itanhaém foram produzidas em vídeo pela Prefeitura em ação conjunta das secretarias de Educação, Cultura e Esportes, Relações do Trabalho, Comunicação Social e Desenvolvimento Econômico.

Palavras-chave: , , , ,