Publicado em: 18/12/2020 - Última modificação: 18/01/2021 - 11:13

Presépio de Areia permanece na Praça Benedito Calixto até o fim do verão

ESCULTURA - Construídas a partir de areia da praia, água e 10% de cimento, as peças permanecerão em exposição no local até o fim do verão

Um presépio de areia foi esculpido na Praça Benedito Calixto, localizada na Avenida Washington Luiz, no Centro, pelo artista plástico Ronaldo Lopes. Inspiradas nos principais personagens do nascimento de Jesus, as esculturas marcaram o início das comemorações de Natal.

Siga a Prefeitura no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Confira as fotos

Construídas a partir de areia da praia, água e 10% de cimento, as peças permanecerão em exposição no local até o fim do verão. As esculturas, que têm mais de 2 metros de altura, simbolizam Virgem Maria, José, os três Reis Magos, uma vaca, uma mula e dois carneiros, além do menino Jesus. Em sua 15ª edição, os trabalhos foram iniciados em dezembro e são produzidos com a ajuda do artista plástico Ademilson Passos.

“O presépio é um objeto de arte que representa o nascimento de Jesus Cristo. E a gente precisa de um pouco de compaixão para levar aos lares paz e amor e sensibilidade. Neste ano, o sentimento para produzir as esculturas é ainda mais especial”, ressalta Ronaldo.

Com experiência de 15 anos frente às esculturas de presépio de areia, Ronaldo Lopes restaurou as estátuas ‘Zeca Poitena’, ‘Paulo Pica-Pau’ e ‘Harry Forssell’. O artista também participou do processo de restauração de importantes monumentos como ‘Mulheres de Areia’ e ‘Cruzeiro’ (na subida do Convento Nossa Senhora da Conceição), além do busto e da placa de Martim Afonso de Sousa, painel histórico do Museu Conceição de Itanhaém e os retratos de ‘Benedicto Calixto’ e ‘Bernardino de Souza Pereira’.

PRAÇA REVITALIZADA

Após passar por revitalização de um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade, a Prefeitura deu à Praça Benedito Calixto novos ares ao investir em obras estruturais que resultaram em benefícios para a economia local, como a construção de um comercial com 92 quiosques, sendo 24 de alimentos e 68 de artesanatos, bancos, mesas, banheiros, palco destinado a apresentações e um posto de atendimento da Guarda Civil Municipal. O ambiente serve de área de lazer para crianças e adultos e é propício para atividades culturais e esportivas.

CAMPANHA

Uma campanha perene contra o vandalismo intitulada ‘Só quem não conhece nossa história é capaz de destruí-la’ é encabeçada pela Administração Municipal. O objetivo é despertar nos munícipes e turistas a importância de manter preservados os monumentos que retratam a história da segunda cidade mais antiga do país. O ato de vandalismo contra o patrimônio público é crime e deve ser denunciado à Guarda Civil Municipal (153).

Palavras-chave: , , , ,