Serviços
acessibilidade



Publicado em: 14/01/2021 - Última modificação: 22/01/2021 - 17:54
[email protected]

Comissão de Restauro do Convento Nossa Senhora da Conceição se reúne com o Prefeito Tiago Cervantes

REUNIÃO - O grupo e a Prefeitura realizará visitas técnicas no local, além de levantamento minucioso da estrutura do prédio



Comissão Multidisciplinar da Cúria Diocesana de Santos, responsável pelo amplo projeto de restauração do Convento Nossa Senhora da Conceição.

Compartilhar:

O Prefeito Tiago Cervantes recebeu ontem (13) uma Comissão Multidisciplinar da Cúria Diocesana de Santos, responsável pelo amplo projeto de restauração do Convento Nossa Senhora da Conceição. O imóvel está situado no alto do Morro do Itaguaçu. A Igreja, construída no século XVI, é uma das mais antigas do País.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Confira as fotos

O Convento, que integra o Centro Histórico da cidade, está fechado há pelo menos 3 anos. Em 2019 a Mitra Diocesana firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), com o Ministério Público Federal, visando a restauração do prédio, que apresenta uma série de infiltrações, problemas na alvenaria, telhado e instalações elétricas. A edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional, IPHAN.

Neste primeiro encontro, o grupo se colocou a disposição para que junto com a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e de Obras e Desenvolvimento Urbano, sejam tomadas as medidas necessárias para que o projeto avance. “A importância do nosso Convento não é apenas histórica, mas também turística e representa importante equipamento de visitação do nosso município”, lembra o Prefeito Tiago Cervantes.

Nos próximos encontros, o grupo e a Prefeitura deverão realizar visitas técnicas no local, além de levantamento minucioso da estrutura do prédio e de toda a área contígua.

Segundo o Secretário de Turismo, Rodrigo Zanella, a reabertura do espaço é muito cobrada pela sociedade. “Sem dúvida alguma, a reabertura do Convento é prioridade de nossa pasta, vamos trabalhar bastante para que possamos iniciar o mais rápido possível o processo de restauro”.

Participaram da reunião, além do Prefeito e do Secretário de Turismo, o Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Vinicius Camba; o Coordenador do Projeto, Arquiteto Jaime Calixto, da Universidade Católica de Santos; Marcela Rezek, Arquiteta; Daury de Paula Júnior, advogado; Denis Selymes, Superintendente da SPU; José Saia Neto, Consutor do IPHAN e Diego Vilela, engenheiro e cartógrafo, que integram a comissão.