Publicado em: 20/01/2021 - Última modificação: 27/01/2021 - 12:13

Escolas municipais se preparam para a retomada das aulas presenciais

EDUCAÇÃO - A qualidade no ensino e a segurança da saúde dos alunos e Profissionais da Educação devem receber atenção redobrada nesse retorno das aulas

A Prefeitura de Itanhaém tem intensificado suas ações para o retorno das aulas presenciais ainda neste início de 2021. A Secretária de Educação do município, Márcia Galdino e o Prefeito Tiago Cervantes estudam as medidas apropriadas para garantir a segurança adequada dos alunos, professores e funcionários da rede de ensino da cidade.

Medidas estão sendo providenciadas, para promover um ensino de qualidade e visando o bom aproveitamento dos alunos. Uma delas é o Ensino Híbrido, importante metodologia de ensino, que devido ao isolamento social provocado pela COVID-19, tem auxiliado pais e alunos no processo de retomada dos estudos.

A ideia é unir a flexibilidade e personalização do estudo em ambientes virtuais com as possibilidades e benefícios oferecidos para a retomada gradual e a convivência em sala de aula.

Outra medida importante, foi o investimento na capacitação dos Profissionais da Educação, com as orientações sanitárias e histórico da COVID-19, em parceria com o Departamento de Vigilância Sanitária, formação para os professores e gestores no uso das metodologias ativas, das novas tecnologias e ampliação do número de orientadores educacionais que farão a escuta psicopedagógica dos alunos e pais na retomada das aulas.

As equipes das escolas também foram orientadas a elaborar um plano estratégico de retomada das aulas presencias observando os protocolos sanitários afim de, promover segurança para os alunos e tranquilidade para os pais. Entre essas ações estão a redução do número de alunos por sala de aula, pontos de higienização com álcool em gel, afastamento, sinalização de mesas e carteiras, aferição de temperatura, uso permanente de máscaras, higienização dos espaços com maior frequência, orientação e divulgação aos alunos e famílias sobre as medidas de prevenção da COVID-19.

Para a secretária de educação Márcia Galdino, a qualidade no ensino e a segurança da saúde dos alunos e Profissionais da Educação, devem receber atenção redobrada nesse retorno das aulas, além dos treinamentos, já iniciou com os professores, o Projeto chamado “Professor bora papear”, que faz o acolhimento socioemocional aos professores da rede municipal, esse projeto deverá ser ampliado em 2021.
Um ponto importante a ser destacado em relação a pandemia do coronavírus e o retorno das aulas presenciais, é que será realizada uma nova pesquisa de intenção do retorno as aulas, e os pais dos alunos, que ainda se sentirem inseguros em levar o filho para escola, o aluno poderá ser atendido pelo professor no formato remoto, além de poder retirar as atividades impressas, do classroom, whatsapp, ou agendamento com o professor, para sanar as dúvidas relacionadas aos conteúdos.