[email protected]
Prefeitura e Mitra trabalharão em conjunto para restabelecer peças furtadas do altar do Convento
HISTÓRIA - Colunas Salomônicas e outras peças dos altares laterais do Convento Nossa Senhora da Conceição foram furtadas no final da década de 90
Em encontro realizado hoje (9), no Convento Nossa Senhora da Conceição, integrantes da Prefeitura de Itanhaém e da Mitra Diocesana de Santos, iniciaram as tratativas para recuperar peças furtadas na década de 90 e recuperadas em ação da Polícia Federal em 2003, que hoje estão em poder do Ministério Público de Minas Gerais. Segundo o arquiteto Jaime Calixto, que integra a Comissão da Cúria, “assim que as peças foram identificadas já iniciamos os procedimentos para trazê-las de volta para o seu lugar de origem”, diz.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
As peças são um conjunto de quatro colunas salomônicas em estilo nacional português (século XVII), provenientes dos altares laterais do convento. Além de castiçais do altar-mor (tocheiros em madeira policromada e um crucifixo de procissão do século XIX) e a cabeça em terracota do Menino Jesus do conjunto da imagem de Santo Antônio. O Convento, construído no século XVI, foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em março de 1941.
Estiveram presentes o Bispo Diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, o Prefeito Tiago Cervantes e o Vice Prefeito Rodrigo Dias, a Deputada Federal Rosana Valle e os integrantes da Comissão de Restauro do convento, Arquiteto Jaime Calixto e o advogado e Promotor Daury de Paula Júnior.
Em janeiro, o Prefeito Tiago Cervantes já havia recebido a Comissão Multidisciplinar da Cúria Diocesana de Santos, responsável pelo amplo projeto de restauração do imóvel que está situado no alto do Morro do Itaguaçu.
Na oportunidade, o grupo se colocou à disposição para que junto com a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e de Obras e Desenvolvimento Urbano, sejam tomadas as medidas necessárias para que o projeto de restauro avance. “A importância do nosso Convento não é apenas histórica, mas também turística e representa importante equipamento de visitação do nosso município e de toda a região”, lembra o Prefeito Tiago Cervantes.
Recursos • A Deputada Federal Rosana Valle, disponibilizará uma verba de R$ 200 mil reais para a o início da recuperação dos altares, “Vou auxiliar e acompanhar a Mitra Diocesana em todo o processo de restauro, principalmente pela importância do Convento”, ressalta.
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
26/12/2024
Secretaria de Turismo lança Programa “Tour Gastronômico” -
21/12/2024
Confira o expediente da Prefeitura para o feriado de Natal -
20/12/2024
Itanhaém é premiada na 19ª edição da OBMEP Matemática -
20/12/2024
Itanhaém lança Revista Educaita com avanços pedagógicos da Cidade -
20/12/2024
Itanhaém capacita mais de 1,3 mil pessoas para tornar cidade ainda mais atrativa