Serviços
acessibilidade



Publicado em: 09/02/2021 - Última modificação: 22/02/2021 - 11:35
[email protected]

Prefeitura e Mitra trabalharão em conjunto para restabelecer peças furtadas do altar do Convento

HISTÓRIA - Colunas Salomônicas e outras peças dos altares laterais do Convento Nossa Senhora da Conceição foram furtadas no final da década de 90



Compartilhar:

Em encontro realizado hoje (9), no Convento Nossa Senhora da Conceição, integrantes da Prefeitura de Itanhaém e da Mitra Diocesana de Santos, iniciaram as tratativas para recuperar peças furtadas na década de 90 e recuperadas em ação da Polícia Federal em 2003, que hoje estão em poder do Ministério Público de Minas Gerais. Segundo o arquiteto Jaime Calixto, que integra a Comissão da Cúria, “assim que as peças foram identificadas já iniciamos os procedimentos para trazê-las de volta para o seu lugar de origem”, diz.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

As peças são um conjunto de quatro colunas salomônicas em estilo nacional português (século XVII), provenientes dos altares laterais do convento. Além de castiçais do altar-mor (tocheiros em madeira policromada e um crucifixo de procissão do século XIX) e a cabeça em terracota do Menino Jesus do conjunto da imagem de Santo Antônio. O Convento, construído no século XVI, foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em março de 1941.

Confira as fotos

Estiveram presentes o Bispo Diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, o Prefeito Tiago Cervantes e o Vice Prefeito Rodrigo Dias, a Deputada Federal Rosana Valle e os integrantes da Comissão de Restauro do convento, Arquiteto Jaime Calixto e o advogado e Promotor Daury de Paula Júnior.

Em janeiro, o Prefeito Tiago Cervantes já havia recebido a Comissão Multidisciplinar da Cúria Diocesana de Santos, responsável pelo amplo projeto de restauração do imóvel que está situado no alto do Morro do Itaguaçu.

Na oportunidade, o grupo se colocou à disposição para que junto com a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e de Obras e Desenvolvimento Urbano, sejam tomadas as medidas necessárias para que o projeto de restauro avance. “A importância do nosso Convento não é apenas histórica, mas também turística e representa importante equipamento de visitação do nosso município e de toda a região”, lembra o Prefeito Tiago Cervantes.

Recursos • A Deputada Federal Rosana Valle, disponibilizará uma verba de R$ 200 mil reais para a o início da recuperação dos altares, “Vou auxiliar e acompanhar a Mitra Diocesana em todo o processo de restauro, principalmente pela importância do Convento”, ressalta.