Publicado em: 16/02/2021 - Última modificação: 22/02/2021 - 11:35

Ouvidoria de Itanhaém realiza mais de 2,7 mil atendimentos durante o ano de 2020

TRANSPARÊNCIA - As demandas podem ser solicitadas no endereço www.itanhaem.sp.gov.br/ouvidoria

A Ouvidoria é o órgão que recebe as manifestações dos cidadãos, as analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso

A Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Itanhaém recebeu 2.794 demandas durante todo o ano de 2020 em suas diversas plataformas. O Relatório Anual de Atividades de 2020, publicado no Boletim Oficial nº 659 e no Site Oficial, levantou as estatísticas dos atendimentos, secretarias com maiores demandas recebidas, bairros e regiões com maior número de reclamações e as providências adotadas pela Administração Municipal.

Confira o relatório estatístico completo

As plataformas mais utilizadas foram: On-line (40%), e-mail (36%), Presencial e Telefônico (19%) e-Sic (5%).  Os meses com maior número de manifestações foram janeiro (307 demandas) e dezembro (232). Deste total, 67 seguiam em aberto no dia 31 de dezembro de 2020 e o restante (2.727) obtiveram respostas conclusivas ou foram encerradas.

As principais manifestações seguem relacionadas às secretarias de Serviços e Urbanização e Obras e Desenvolvimento Urbano, que representaram 38,59% de todas as demandas da Ouvidoria-Geral. Destaque para iluminação pública, coleta de resíduos, limpeza de galerias de águas pluviais, limpeza de valas, tapa-buraco, nivelamento, roçada, cascalhamento, pavimentação e fiscalização de terrenos baldios. Outras solicitações frequentes foram IPTU, comércio, trânsito, transporte coletivo, saúde, segurança pública, dívida ativa, som alto e meio ambiente.

Parte das demandas (1.244 dos 2.794 atendimentos recebidos) foi possível identificar o bairro onde foi solicitado um serviço ou partiu a reclamação do munícipe. A maior concentração de pedidos é nas regiões do Gaivota e Suarão.

A Ouvidoria-Geral do Município faz parte da Secretaria Municipal de Comunicação Social, que recebe as manifestações dos cidadãos, as analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

PROVIDÊNCIAS ADOTADAS – O relatório também publicou os principais problemas identificados pela Ouvidoria-Geral e as providências adotadas. O setor separou as demandas em “complexas”, no qual exigem ações de longo prazo, e “corriqueiras”, com pedidos de informações e solicitações de serviços rotineiros da Prefeitura de Itanhaém.

COMBATE AO CORONAVÍRUS – A partir de março de 2020, a Ouvidoria-Geral recebeu demandas relacionadas à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).  Parte das demandas foram denúncias de comércio abertos durante o período de quarentena ou aglomerações em espaços públicos.

Também foram recebidas reclamações e solicitações (pedidos de informação ou dúvidas) relacionadas aos serviços da Prefeitura de Itanhaém, que teve seu atendimento presencial interrompido por cerca de três meses. Entre os assuntos, destaque para: IPTU (revisão ou suspensão), limpeza, iluminação pública, Dívida Ativa, agendamento de exames e equipamentos da Saúde.

Confira como entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Município:

PRESENCIAL: Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro – Térreo), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

OUVIDORIA ON-LINE: www.itanhaem.sp.gov.br/ouvidoria

CORRESPONDÊNCIA E E-MAIL: Avenida Washington Luiz, 75, Centro, Itanhaém/SP – CEP: 11740-000 (aos Cuidados da Ouvidoria-Geral do Município). E-mail: [email protected].

E-SIC: www.itanhaem.sp.gov.br/esic

SIC: Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro – Térreo), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Palavras-chave: , ,