Serviços
acessibilidade



Publicado em: 19/03/2021 - Última modificação: 19/03/2021 - 12:23
[email protected]

21 de Março: Dia Internacional da Síndrome de Down

INCLUSÃO - Toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora



Compartilhar:

Neste domingo, dia 21 de Março, comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, a data tem como importância romper preconceitos, mostrar superação das pessoas com a síndrome, família e amigos para que possam levar uma vida normal repleta de conquistas, apesar das peculiaridades impostas pela síndrome.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma alteração genética que acontece na divisão celular do óvulo e resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia. No Brasil existem cerca de 300 mil portadoras, nos quais possuem direitos assegurados pela ONU.

Confira as fotos.

Essa data visa chamar a atenção especialmente das pessoas mal informadas sobre as capacidades das pessoas com a síndrome. Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, é muito importante que todos saibam que cada pessoa com a síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si.

A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional facilita o desenvolvimento e mostra para a sociedade a importância do respeito às diferenças. Elas devem ser estimuladas a terem sonhos e projetos, crescerem, como qualquer ser humano com todo o direito de lutar pela sua total autonomia, sem que sua condição genética represente qualquer tipo de barreira.

Na verdade, toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora, o mesmo acontece quando você tem a oportunidade de conviver com uma pessoa com Síndrome de Down.